Consumo de energia no 1º trimestre recua 4,2% ante igual período de 2015

O consumo residencial também registrou queda no trimestre, de 2 5%.

Escrito por Estadão Conteúdo ,
O consumo de energia no País recuou 4,2% no primeiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período do último ano. De acordo com balanço da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo em março somou 39.162 GWH, uma queda de 1,5% em comparação ao mesmo mês do último ano.
 
O principal recuo registrado no consumo de energia se deu no segmento industrial, que teve queda de 7,5% no trimestre. Em 2015, o indicador já havia registrado recuo de 4,1% ante o primeiro trimestre de 2014.
 
O consumo residencial também registrou queda no trimestre, de 2 5%. Ao todo, já são quatro trimestres seguidos de baixa no consumo residencial - marca inédita, de acordo com a EPE. "Este resultado é explicado pela deterioração das condições econômicas principalmente no que se referem ao mercado de trabalho, atrelada ao peso do reajuste tarifário no orçamento das famílias", informa o balanço.
 
Em março, entretanto, o consumo nas residências subiu 1,5%, interrompendo uma sequência de recuos mensais no consumo de energia verificado desde maio de 2015. De acordo com o levantamento da EPE, a alta se deu devido às altas temperaturas registradas no mês.
 
 
 
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.