Consumo de energia cresce 2,2% em janeiro

Enquanto estagnação econômica reduz o consumo no mercado livre, aumento das temperaturas em relação ao ano passado intensifica a demanda do mercado cativo, que inclui as residências

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 17 de janeiro apontam aumento de 2,2% no consumo e 2,6% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o período de 3 a 19 de janeiro de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise indica que o consumo de energia no SIN alcançou 61.668 MW médios, volume 2,2% superior ao registrado em 2016. O consumo do mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, registrou queda de 1,5%, índice diretamente impactado pela migração de consumidores para o mercado livre. Sem o registro desse movimento, e considerando o impacto do feriado do ano novo (1 a 17 de janeiro de 2016) o consumo apresentaria crescimento de 6,2%, influenciado pelo aumento das temperaturas. Em média, ela ficou 5,4°C acima da observada em janeiro do ano passado.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, houve incremento de 15% no consumo, número que apresentaria queda de 0,8% levando em conta  o feriado e se não fossem consideradas as novas cargas vindas do ACR, demonstrando a estagnação econômica.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (112,5%), saneamento (76,1%) e serviços (73,8%) registraram aumento no consumo de energia elétrica no período, índices impactados pela migração dos consumidores para o mercado livre.

Já o desempenho das usinas do Sistema, aponta a geração de 64.581 MW médios de energia em janeiro. O destaque no período é a produção das usinas eólicas, que foi 143,9% superior ao montante gerado no ano passado. As usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, também registraram aumento (7,8%) na produção de energia com representatividade de 79,9% da fonte sobre toda energia produzida no país. O índice é 3,9 pontos percentuais superior ao registrado em janeiro de 2016.

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em janeiro, o equivalente a 105,26% de suas garantias físicas, ou 50.525 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 95,43%. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.