Consumidor vê inflação em 7,5% nos próximos 12 meses

Houve uma piora na percepção dos brasileiros sobre a inflação do País, apontou o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, apurado pela FGV

Escrito por Folhapress ,

A percepção do brasileiro sobre a inflação nos próximos doze meses piorou em outubro, voltando ao patamar observado em abril deste ano, o mais alto desde novembro de 2005. O dado é da FGV (Fundação Getulio Vargas).

O Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, apurado pela instituição, ficou em 7,5% neste mês ante 7,3% em setembro. Em novembro de 2005 ele chegou a 7,8%.

A piora das expectativas vem da percepção do aumento da inflação, que se mantém pressionada principalmente pelo preço dos alimentos, disse em nota a economista da FGV/IBRE, Viviane Bittencourt.

Nos últimos meses, de acordo com a FGV, houve queda nas citações de taxas inferiores, como 6% ou 6,5%, e aumento da incidência de valores mais altos, como 7% e 8%.

IPCA e Focus

O IPCA, indicador oficial de inflação do país, voltou a acelerar em setembro, após arrefecer nos meses anteriores. Depois de ficar em 0,01% em julho, o indicador subiu a 0,25% em agosto e a 0,57% em setembro.

De acordo com o boletim Focus, divulgado na segunda-feira (20) pelo Banco Central, analistas do mercado esperam que o indicador feche este ano em 6,45% e 2015 em 6,3%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.