Consulado americano no Rio atende apenas quem é de outro Estado

Em São Paulo, funcionários sugerem as pessoas que tinham entrevistas para tirar visto nesta sexta voltem na segunda (4)

Escrito por Folhapress ,

Brasileiros que arriscaram ir à sede do Consulado Geral dos EUA, no centro do Rio, na manhã desta sexta-feira (1º), encontraram o local funcionando para entrevistas de vistos somente para moradores de fora do Estado. Residentes foram orientados a voltar no próximo dia 13.

Em São Paulo, funcionários do consulado dos Estados Unidos sugerem as pessoas que tinham entrevistas para tirar visto nesta sexta voltem na segunda (4). Mas não há garantias que sejam atendidos.

Um problema técnico com um dos principais bancos de dados do sistema de emissão de vistos fez com que as seções consulares no Brasil cancelassem a emissão de vistos nesta sexta-feira. O consulado divulgou pela imprensa e por meio de e-mails a mudança.

De 9h30 às 10h30, o movimento era pequeno. Filas de dez pessoas se formavam e logo eram atendidas. À despeito da rapidez, muitos reclamaram da comunicação do consulado. Quem já estava com entrevista de visto marcada recebeu um e-mail informando o reagendamento. A maioria dos que se queixavam era com relação à falta de clareza da mensagem e também do prazo curto com que foi enviada.

O casal de Porto Alegre, Gisele Barcellos, 27, e Deny Mussel, 31, contaram que foram ao consulado "na cara e na coragem". Eles ficaram em dúvida à respeito da mensagem eletrônica e também não tinham outra opção, já que o voo de volta já está marcado para a próxima segunda-feira.

Eles disseram que receberam um e-mail na quarta-feira (30) à noite avisando do problema para emissão de vistos e um outro no dia seguinte "sugerindo remarcar" a entrevista. Como já estavam na cidade, decidiram arriscar --e tiveram sucesso. A liberação, porém, demorará um pouco mais que os dez dias úteis do prazo normal.

"O e-mail estava confuso. Não dizia expressamente para não vir, mas orientava entrar no site para remarcar. Ficamos em dúvida e viemos uma hora antes do horário que inicialmente estava agendado. Por sorte, conseguimos. Agora vamos aproveitar o tempo bom e vamos à praia", disse Gisele, que passará férias em Miami, na Flórida, em dezembro.

Três amigos de Bento Gonçalves, município da serra gaúcha, também reclamaram da maneira como a comunicação foi feita. A professora de história Angela Bissolotti, 24, disse que recebeu um e-mail na quarta-feira, às 17h. Eles já tinham chegado ao Rio e estavam hospedados no bairro do Andaraí, zona norte, a cerca de 10 quilômetros do centro, na casa da mãe de um amigo.

"Eu sou professora e o texto não estava muito claro para mim. Ficamos com medo porque só tínhamos essa oportunidade de vir ao Rio. Deu tudo certo no final", disse Bissolotti, acompanhada do namorado e uma amiga. Vão passar o réveillon na Disney, em Orlando, Flórida.

O engenheiro mecânico Renato Mariante, 42, viajou de Porto Alegre com a esposa e a filha pequena. Disse que não chegou a receber o e-mail do consulado. Ainda que tivesse ouvido no rádio sobre o problema no sistema, resolveu arriscar e conseguiu.

As perguntas feitas durante a entrevista de visto são em geral se a pessoa vai a trabalho ou a passeio ao país, se tem emprego fixo, qual o nível de renda e se tem amigos ou parentes no local de destino.

Quem não teve a mesma sorte foi a família da aposentada Silvia Alves, 58, também de Porto Alegre, que, por algum motivo, disseram não ter sido informados constava em seu cadastro um reagendamento já marcado para a próxima segunda-feira. Eles, que estão no Rio desde quinta-feira passada, em um apartamento alugado em Copacabana, não conseguiram fazer entrevista de visto e deixaram o local aborrecidos, já que têm passagens de volta para Porto Alegre marcadas para domingo (3).

"Eu não remarquei o dia da entrevista. Recebemos um e-mail dizendo que quem não era do Rio poderia vir ao consulado resolver o visto, mas por algum motivo fomos reagendados para segunda sem que tivéssemos feito nada. Como vou comprar passagem de volta para quatro pessoas? Vou gastar quase R$ 4 mil por causa da mudança do voo".

A funcionária que orientava as pessoas na fila foi irredutível. Disse que se eles já tinham data reagendada para outro dia e não poderiam ser atendidos, ainda que o local não estivesse cheio. "Meu marido e meus filhos trabalham na segunda. Por mim, desisto disso tudo", disse ela que pretende, em novembro, ir à Orlando com a família.

Uma estudante moradora da cidade de Petrópolis, município da região serrana do Rio, a 70 quilômetros do centro da capital fluminense, não quis se identificar com medo de não conseguir seu visto em uma próxima oportunidade, já que na manhã desta sexta não conseguiu. A funcionária orientou que a jovem voltasse no próximo dia 13, já que o atendimento era prioritário para quem era de fora do Rio.

Ela tentou explicar que Petrópolis não é tão perto assim e que teve que tirar uma folga do trabalho para conseguir ai ao centro da capital. Ela contou que tentou remarcar sua entrevista no site, mas não conseguiu concluir o processo porque a página estava dando erro quando tentou.

O Consulado Geral dos EUA no Rio recebeu em junho deste ano (último dado disponível) uma média de 928 solicitações de vistos por dia. Foram processados ao longo de todo o mês 19.462 vistos. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, 136.401 vistos foram processados,montante praticamente em linha --alta de 1%-- com o verificado em igual período do ano passado. Segundo a assessoria de imprensa do consulado no Rio, a média de aprovação é de 96%.

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.