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Conheça as estratégias de marketing para conquistar clientes

Saiba que ações tomar para não assustar os clientes e ter o nome associado ao incômodo

09:33 · 26.12.2014 por Diário do Nordeste Plus
W. Gabriel
W. Gabriel explica como não exagerar na abordagem ao consumidor ( Foto: Lucas de Menezes )

Milhares de empresas espalhadas pelo mundo investem em seus núcleos de publicidade e marketing para conquistar e fidelizar clientes. Entretanto, nem todas estão isentas a erros. Problemas de atendimento ao consumidor acontecem frequentemente indo de encontro ao que prega a adesão de novos fregueses. 

Algumas empresas como Apple e Amazon são famosas pelo excelente atendimento ao consumidor e isso faz com que os seus produtos sejam vendidos, também, pela garantia de um serviço de qualidade no caso de um problema. 

Além dos transtornos, estratégias de marketing erradas chegam a ser invasivas para o cliente fazendo o processo inverso: o cliente fica com raiva da marca. 

Quais os limites de se fazer marketing?

Para W. Gabriel,  professor de Marketing da Universidade de Fortaleza (Unifor), é preciso fazer uma planejamento prévio e definir um objetivo para fazer o marketing empresarial e, a partir daí, traçar as estratégias de acordo com sua intenção. 

Se deseja captar clientes, de acordo com W. Gabriel, é importante promover a marca para reforçar seu nome com um nome de credibilidade no mercado. Se deseja fidelizar clientes, é importante buscar atendê-lo com qualidade para que ele consuma sempre. 

Entretanto, algumas empresas tentam, de forma abusiva, uma aproximação ao cliente. Para o professor, atitudes forçadas podem fazer uma inversão do desejo do cliente que acaba tendo a marca como sinônimo de incômodo. 

“O consumidor não pode se sentir desconfortável, então para saber qual o nosso limite, é importante observar a curva de marketing, que é como chamamos a curva de aceitação de uma empresa no mercado, e buscar ser atencioso na medida certa”, afirma. 

Confira dicas estratégicas para fidelizar clientes:

Para W. Gabriel, o segredo é sempre inovar, para não deixar sua marca cair na repetição e fazer com que o cliente sempre se delicie com a marca. 

Confira matéria na íntegra no Diário do Nordeste Plus, aplicativo para tablets do Diário do Nordeste.

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