Confiança empresarial cai 1,9 ponto em junho ante maio

"Parte do aumento do desânimo neste mês está relacionada aos desdobramentos econômicos e políticos da greve dos caminhoneiros do final de maio", avaliou Aloisio Campelo Junior, superintendente da FGV (Ibre/FGV)

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuou 1,9 ponto em junho ante maio, alcançando 90,5 pontos, informou nesta segunda-feira (2) a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na média do segundo trimestre de 2018, também houve queda de 1,9 ponto em relação ao trimestre anterior. 

"O recuo da confiança empresarial em junho aprofunda uma tendência esboçada nos dois meses anteriores. Parte do aumento do desânimo neste mês está relacionada aos desdobramentos econômicos e políticos da greve dos caminhoneiros do final de maio. Este efeito aparentemente temporário somou-se aos outros fatores que vinham provocando quedas da confiança: insatisfação com o ritmo lento de retomada da economia, falta de confiança na política econômica e aumento da incerteza política e eleitoral", avaliou Aloisio Campelo Junior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial. 

O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a FGV, o objetivo é que ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica. 

Em junho, o Índice da Situação Atual (ISA-E) caiu 1,1 ponto, para 88,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-E) recuou 0,9 ponto, para 97,5 pontos. Houve piora na confiança em todos os setores, com destaque para o Comércio (-3,0 pontos) e a Construção (-3,1 pontos). 

No mês de junho, apenas 27% dos 49 segmentos que integram o ICE registraram melhora na confiança. Considerando-se as médias móveis trimestrais, a proporção de segmentos em alta também diminuiu em relação ao mês anterior, para 36% do total. 

A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 5.549 empresas dos quatro setores entre os dias 4 e 26 de junho.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.