Confiança dos consumidores de Fortaleza volta a cair em dezembro

O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) foi influenciado pela redução dos seus dois componentes e retraiu 3,9%, chegando a 95,3 pontos neste mês

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou queda de 3,9%, passando de 99,1 pontos, em novembro, para 95,3 pontos neste mês. O ICC foi influenciado pela redução dos seus dois componentes.

O Índice de Situação Presente teve piora de -0,7%, passando de 92,5 pontos para 91,9 pontos no período analisado; e o Índice de Situação Futura teve redução de -5,8%, atingindo o patamar de 97,5 pontos.

Dentre aqueles que demonstram maior otimismo, destacam-se os consumidores do gênero masculino (44,9% dos entrevistados afirmam que dezembro bom momento para compra de bens de consumo duráveis), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (48,2%) e com renda familiar acima de dez salários mínimos (62,3%).

A pesquisa também revela que 52,2% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 64,7% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual. 

O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 65,6% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das restrições na oferta de crédito e, principalmente, da estagnação do mercado de trabalho.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.