Confiança do consumidor cai 6,2% em julho

Pretensão de compra teve recuo de 4,3% neste mês

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

As expectativas dos consumidores fortalezenses para este mês estão mais pessimistas, de acordo com a pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira (1º) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). O ICC apresentou queda de 6,2% em julho ante junho, passando de 102,4 pontos para 96,1 pontos neste mês.

Segundo a Fecomércio, apesar do indicador voltar ao campo que indica pessimismo por parte do consumidor, derrubando sua disposição para comprar, o resultado ainda é melhor do que o observado no mesmo mês do ano passado (índice de 94,0 pontos), puxando a demanda por bens de consumo duráveis.

Pretensão de compra

Acompanhando o comportamento do Índice de Confiança, a taxa de pretensão de compra teve recuo de 4,3 pontos percentuais, passando de 42,9%, em junho, para 38,6% neste mês. O resultado é ligeiramente superior à verificada no mesmo mês do ano passado, de 38,2%.

O valor médio das compras é estimado em R$ 294,17. Os produtos mais procurados são dominados pelos bens de consumo duráveis: Televisores, citados por 22,1% dos entrevistados; Artigos de vestuário (19,0%); Geladeira e refrigeradores (16,0%); Aparelhos de telefonia celular (15,7%); Móveis e artigos de decoração (13,7%); Calçados (11,7%); e Máquina de lavar roupa (10,0%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.