Comissão Europeia diz que não há negociações sobre dívida em andamento com Grécia

O presidente da comissão afirmou que se os gregos votarem "não", a Grécia ficará dramaticamente enfraquecida nas negociações

Escrito por Reuters ,

A Comissão Europeia afirmou, nesta sexta-feira (3), que não existem conversas entre a Grécia e seus credores internacionais em andamento.

Questionado se houve qualquer negociação entre autoridades gregas e a Comissão Europeia nas últimas 24 horas, a porta-voz da Comissão Annika Breidthardt disse a repórteres: "Nosso presidente (Jean-Claude Juncker) acabou de falar em Luxemburgo. Ele disse muito claramente que não há conversas em andamento".

Jean-Claude Juncker afirmou, nesta sexta-feira (3), em Luxemburgo, que a vitória do "não" no referendo deste domingo (5) enfraqueceria dramaticamente a posição da Grécia nas negociações sobre dívida. "Mesmo no caso de um voto de 'sim', teremos que enfrentar negociações difíceis", acrescentou ele.

Europa negou pedido grego de ajuda financeira e praticamente encerrou diálogo até domingo

Nesta quinta-feira (2), os países da zona do euro negaram mais uma vez o pedido da Grécia de ajuda financeira e decidiram esperar o resultado do referendo marcado para este domingo (5), no qual os gregos irão votar se aceitam ou não as condições exigidas pelos credores internacionais para o empréstimo que o país necessita. O novo resgate seria de 30 bilhões de euros

Na última quarta-feira (1), a Grécia não realizou o reembolso do empréstimo de 1,6 bilhão de euros ao FMI (Fundo Monetário Internacional), cujo prazo expirou na terça (30). O não pagamento, o maior da história do FMI, faz com que a Grécia seja a primeira economia avançada a ficar em atraso com a entidade, representando uma violação das obrigações de Atenas. 

> Crise grega deve levar Brasil a adiar emissão de título

> Mercados acionários da Europa operam em baixa diante da crise grega

> Crise na Grécia pode afetar países vizinhos, diz Banco Mundial

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.