Com alta de 0,7% em julho, indústria não reverte tendência de queda no ano

A taxa em 12 meses encerrados em julho registrou queda de 1,2%

Escrito por Redação ,
A produção industrial do país em julho cresceu 0,7% na comparação com o mês anterior. O desempenho foi melhor do que a contração de 1,4% em junho ante maio e interrompeu cinco meses consecutivos de queda. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (2).
 
Na comparação com julho de 2013, o índice ficou negativo em 3,6%. Com esse resultado, a indústria acumula uma perda de 2,8% neste ano.
 
A taxa em 12 meses encerrados em julho registrou queda de 1,2%.
 
Tendência de Queda
 
A melhora no mês, no entanto, não inverte a tendência de deterioração da indústria neste ano. Nos cinco meses em retração (fevereiro a junho), o setor, um dos mais importantes da economia devido a seu encadeamento com serviços e agropecuária, somou uma perda de 3,5%.
 
A leve retomada em julho decorreu especialmente diante de forte desempenho dos chamados bens duráveis, com alta de 20,3%, impulsionada pelo aumento da produção de veículos -após meses de fraco dinamismo, demissões e férias coletivas em montadoras. Foi a maior alta desde janeiro de 2009, quando havia sido de 26,1%.
Também ajudou a retomada da produção de bens de capital (máquinas e equipamentos na produção de bens, na infraestrutura e na oferta de serviços, como transporte). A categoria apresentou alta de 16,7%, o melhor resultado desde janeiro deste ano.
 
PIB
 
A ligeira recuperação veio após o baixo desempenho do PIB, que caiu 0,6% segundo trimestre.
 
Como o resultado do primeiro trimestre foi revisado para queda de 0,2% (contra alta de 0,2% informado anteriormente), segundo parte dos economistas, o país entrou em recessão técnica.
 
A indústria e os serviços ditaram o tombo do PIB do primeiro para o segundo trimestre, com quedas de 1,5% e 0,5%, respectivamente.
 
Sob o prisma da produção, a indústria sente os reflexos do menor consumo e a competição cada vez maior com produtos vindos do exterior.
 
Até mesmo os serviços, que sustentavam o PIB, já mostraram contração na esteira da crise da indústria (que contrata serviços de transporte, consultorias, empresas de terceirização e outros) e do consumo dos lares do país.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.