Ceará fecha 3.547 vagas de emprego em abril

Trata-se do pior resultado para o mês na série histórica do Caged, inciada em 2003. Indústria de transformação e serviços puxaram queda

Escrito por Áquila Leite ,

No início de 2015, muitos analistas previam um ano difícil para o mercado de trabalho e, até o momento, tais projeções têm se mostrado acertadas. No Ceará por exemplo, o trabalhador voltou a ver os postos formais ficarem mais escassos em abril, quando 3.547 empregos com carteira assinada foram eliminados. Trata-se do pior resultado para o mês na série histórica iniciada em 2003. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Somente em Fortaleza, 26.019 pessoas foram demitidas em abril, enquanto que outras 23.167 foram admitidas. Na Região Metropolitana, o Eusébio foi quem mais demitiu, com um corte de 2.142 trabalhadores, seguido de perto por Maracanaú e Caucaia, com 1.982 e 1.668 desligamentos, respectivamente. 


Posição no Nordeste 

Entre os estados do Nordeste, o desempenho do Ceará em abril foi o terceiro pior, tendo em vista que Alagoas e Pernambuco fecharam, respectivamente, 13.269 e 20.154 postos formais no período. Na região, aliás, apenas o Piauí registrou expansão de empregos celetistas, tendo gerado 612 postos no mês.

Setores que impactaram

Entre os setores que mais impactaram no desempenho ruim do Estado em abril, destaque para a indústria de transformação, que fechou 1.484 vagas no mês passado. O setor de serviços, grande destaque do início do ano, também mostrou que vem perdendo fôlego, já que eliminou 1.294 empregos celetistas no período. Construção civil (-595), agropecuária (-173) e serviçõs industriais de utilidade pública (-20) também apresentaram resultados negativos.

Para ver o resultado completo do Caged em abril, clique aqui

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.