Investimentos

Câmara discute concessões de ferrovias

A audiência pública recomendou a retomada de investimentos no setor, a fim de que se finalizem as obras da Ferrovia Transnordestina

20:35 · 03.07.2018
A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (3), audiência pública sobre "Concessões de ferrovias, obras inacabadas e ramais desativados, bem como a conclusão e o efetivo funcionamento da Ferrovia Norte-Sul”, durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes (CVT).
 
Na ocasião, o deputado federal Leônidas Cristino, que preside a Comissão Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, comparou o modelo brasileiro de ferrovias com o de países com dimensões semelhantes às do Brasil, mas que dele fazem melhor uso, como os EUA, Canadá, Rússia e Austrália.
 
“A retomada de investimentos públicos e privados em infraestrutura ferroviária é de suma importância para a economia do Brasil”, afirmou Leônidas Cristino com base no melhor desempenho e balanço energético mais eficiente deste modal, comparado com o transporte rodoviário. O deputado observou que esta alternativa possibilita o barateamento dos transportes de cargas e passageiros em todo o território nacional. 
 
O deputado enfatizou a importância da conclusão de obras estruturantes para o país, tais como a Ferrovia Transnordestina, a Ferrovia Norte Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL).
 
A audiência pública recomendou a retomada de investimentos no setor, a fim de que se finalizem as obras da Ferrovia Transnordestina e se resolvam outros gargalos que tanto oneram as empresas de cargas que operam nas ferrovias.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.