Caixa lança serviço de saque do FGTS na Europa - Negócios - Diário do Nordeste

Caixa lança serviço de saque do FGTS na Europa

12h12 | 08.05.2012

Brasileiros vão poder solicitar, a partir de hoje, saque do FGTS nos Consulados-Gerais do Brasil na Europa

A Caixa Econômica Federal, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançam o novo serviço de solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para beneficiar os brasileiros que residem na Europa. As cerimônias de lançamento acontecem hoje (08), em Londres, e na quinta-feira (10), em Paris.

A possibilidade de sacar o FGTS sem ir ao Brasil já atende a comunidade brasileira no exterior. O serviço está disponível no Japão desde 2010, e nos EUA desde 2011 e já viabilizou mais de 2 mil pagamentos, totalizando cerca de R$ 12 milhões liberados aos trabalhadores brasileiros residentes nessas localidades.

Na Europa, os primeiros postos que receberão os pedidos de saque do FGTS são os Consulados-Gerais do Brasil em Bruxelas, Paris, Londres e Roterdã e o Setor Consular da Embaixada Brasileira de Dublin.

Brasileiros residentes em outros países, oportunamente, também serão beneficiados com essa iniciativa. Segundo o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fabio Cleto: ?O sucesso obtido no Japão e nos EUA da parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o apoio do Ministério do Trabalho incentivou a ampliação do serviço. Com essa ação a Caixa, sustentada em uma iniciativa do Governo Federal, busca valorar o trabalhador brasileiro residente na Europa, facilitando o acesso ao direito do saque do FGTS, de forma rápida e simplificada.?

Condições a serem atendidas

Contrato de trabalho no Brasil rescindido sem justa causa;

Extinção normal do contrato de trabalho brasileiro a termo;

Aposentadoria concedida pela Previdência Social brasileira;

Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS;

Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 13/07/1990.

Mais informações:

O trabalhador brasileiro residente na Europa e que esteja interessado em realizar o saque do FGTS poderá obter informações complementares diretamente no site da CAIXA, no endereço especial: http://www.caixa.gov.br/fgts/pf_saque_exterior.asp

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999