Cai confiança dos micros e pequenos empresários, aponta SPC

Resultado, ligeiramente abaixo de maio (36,65), indica pessimismo com o presente e o futuro próximo da economia e dos negócios

Escrito por Redação ,

A confiança dos micro e pequenos empresários registrou nova queda em junho. De acordo com o Indicador de Confiança MPE (ICMPE),  medido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a taxa do mês passado ficou em 36,38 pontos, abaixo do nível neutro de 50 pontos. O resultado, ligeiramente abaixo de maio (36,65), indica pessimismo com o presente e o futuro próximo da economia e dos negócios. 

O ICMPE consulta mensalmente a opinião dos micro e pequenos empresários nos 27 estados sobre o estado atual da economia, de sua empresa e também das perspectivas para o futuro. Além da confiança, o SPC divulgou também o Indicador de Condições Gerais que mede a percepção do empresário com a trajetória da economia e de seu negócio nos últimos seis meses. Em junho, a taxa registrou 20,69 pontos, indicando que a avaliação é ainda pior do que a verificada em maio, quando o indicador apontou 23,39 pontos. 

As Condições Gerais da Economia também registraram baixa no mês passado, quando marcaram 15,07 pontos e, em maio, estavam em 16,60. Segundo o SPC Brasil, os dois dados estão bem distantes dos 50 pontos, o que reflete que, para empresários, a economia segue piorando. Já as Condições Gerais do Negócio, também analisadas no indicador, atingiram 26,31 pontos, abaixo dos 30,18 pontos registrados em maio. 

 MPEs melhoram suas expectativas para o futuro

Em junho, o Indicador de Expectativas registrou 48,15 pontos, ante os 46,69 pontos de maio. O resultado segue refletindo uma desconfiança para os próximos seis meses com a economia, mas uma melhora esperada para os negócios.  Ao se analisar as Expectativas para a Economia, o indicador registrou 41,30 pontos em junho – número superior aos 38,27 pontos analisados em maio.

Já as Expectativas para os Negócios registraram 55,00 pontos, ligeiramente acima dos 54,91 pontos de maio. Conforme o SPC Brasil, a maioria dos empresários está confiante em relação ao ser negócio.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.