Cabo Verde Airlines cancela voos, e cearenses aguardam em Milão há três dias

Companhia tem cancelado as operações há duas semanas. Em nota, TACV afirmou que atraso na entrega de aeronaves para a substituição de frota motivou os cancelamentos

Escrito por Redação ,

Cerca de 39 passageiros com destino a Fortaleza estão em Milão, na Itália, desde o último domingo (15), aguardando um novo voo pela companhia Cabo Verde Airlines (TACV) para a Capital cearense. Em nota, a TACV disse que o atraso na entrega de aviões para a substituição de frota motivou os cancelamentos. A empresa tem cancelado todas as suas operações internacionais há duas semanas. Ao todo, foram 14 voos de e para Fortaleza afetados, totalizando 736 passageiros nos voos de Fortaleza para a Ilha do Sal e 645 pessoas na rota inversa.

Uma das afetadas é a estudante Gabriella Miyashiro Facundes, que reclamou da falta de informação fornecida pela companhia. "Nós viemos para o hotel e estamos aqui ainda sem nenhuma informação. Já entramos em contato com o consulado e disseram que não podiam fazer nada. Enviamos e-mails para várias pessoas de Cabo Verde e nada. Tem gente como eu com compromissos e com prejuízos de emprego", desabafou a passageira, que tenta, juntamente com sua avó retornar ao Brasil.

"A companhia informa também que está a trabalhar para brevemente retomar a estabilidade operacional, adquirindo mais um avião em wet lease". O avião, de acordo com a TACV, já está operando.

"A proteção aos passageiros lesados em todos os países pelos cancelamentos irá continuar, estando a companhia a acarretar com todos os custos adicionais que incluem deslocação e transporte, bem como o alojamento, refeições e a viagem, segundo as regras internacionais. A Cabo Verde Airlines lamenta profundamente todos os constrangimentos causados e esperamos retomar as nossas operações a curto prazo", diz a TACV, em nota.

Contrato de gestão

Jornais portugueses informaram que o contrato de gestão do governo cabo-verdiano com a Icelandair encerrou e que há expectativa para a privatização da companhia. Fontes próximas aos passageiros disseram ainda que um dos aviões da TACV estava com problemas técnicos, porém essa informação não foi confirmada pela empresa. 

"A Cabo Verde Airlines, companhia pública de aviação cabo-verdiana, estava sem aviões desde o início de julho, na sequência do fim do contrato de gestão com a Icelandair, o que levou ao cancelamento de mais de 50 voos e afetou mais de 7.500 passageiros", diz notícia da Presstur.

Há alguns meses, a Cabo Verde Airlines anunciou um plano de expansão, aumentando as frequências para Fortaleza e Recife, e adicionando Salvador como nova rota da companhia no Brasil. Além disso, a empresa também incluiu Paris e Milão, que se juntaram à Lisboa nos novos voos internacinais a partir da Ilha do Sal, em Cabo Verde. A operadora também voa para os Estados Unidos. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.