Brasil e EUA fazem acordo para facilitar entrada de viajantes frequentes

Quem ingressa no programa não é liberado do visto, mas passa por autoridades alfandegárias de forma mais agilizada, a partir de guichês eletrônicos

Escrito por Redação ,

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (30), a assinatura de um acordo entre Brasil e Estados Unidos para facilitar a entrada de "viajantes frequentes" brasileiros no território norte-americano. O anúncio foi feito durante pronunciamento conjunto com o presidente norte-americano, Barack Obama.

Eles entraram em acordo para tomar medidas para que norte-americanos e brasileiros possam viajar entre os dois países de maneira facilitada, autorizando os brasileiros a se candidatarem para o "Global Entry" quando visitarem os Estados Unidos no início de 2016. O programa, porém, não dispensa os viajantes de visto. "Hoje também agradeço ao presidente Obama porque nós decidimos facilitar a entrada nos EUA de viajantes frequentes do Brasil no âmbito do programa Global Entry", disse Dilma.

O Global Entry é destinado a viajantes frequentes - como executivos. Quem ingressa no programa não é liberado do visto, mas passa por autoridades alfandegárias de forma mais agilizada, a partir de guichês eletrônicos. Ainda é preciso, entretanto, concluir negociações de detalhes, que os dois países se comprometeram a cumprir para por em prática o acordo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.