Bolsas chinesas saltam após rali em Wall Street

O índice CSI300, que abrange as maiores companhias listadas em Shenzhen e Xangai, subiu 5,95%, e o índice de Xangai avançou 5,4%

Escrito por Reuters ,

Os turbulentos mercados acionários da China fecharam com forte alta nesta quinta-feira (27), auxiliados pela forte recuperação em Wall Street diante de expectativas de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, adie o aumento dos juros em reação à volatilidade provocada por preocupações com a segunda maior economia do mundo.

O índice CSI300, que abrange as maiores companhias listadas em Shenzhen e Xangai, subiu 5,95%, a 3.205 pontos, e o índice de Xangai avançou 5,4%, a 3.085 pontos.

As ações chinesas haviam recuado na quarta-feira (26), acumulando perdas de mais de 20% em apenas cinco dias, ressaltando a fragilidade da confiança de investidores e as sérias dúvidas sobre se o afrouxamento monetário conduzido no dia anterior pelo Banco do Povo da China seria capaz de estabilizar a economia.

As preocupações sobre a desaceleração do crescimento chinês vêm aumentando durante todo o ano, com um fluxo constante de dados econômicos cada vez mais fracos. Na semana passada, pesquisa oficial do Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) apontou que a atividade industrial encolheu neste mês no ritmo mais rápido em quase 6 anos e meio.

A inesperada desvalorização do iuan há duas semanas deu força às suspeitas de que Pequim está preocupada com os exportadores do País, que há décadas vêm encabeçando o crescimento econômico do País.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.