BC: inflação baixa é melhor contribuição para crescimento

Ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o BC afirmou o cenário básico do Comitê de Política Monetária (Copom) contempla a estabilização da atividade econômica e uma recuperação gradual do PIB.

Escrito por Estadão Conteúdo ,
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana de Carvalho, avaliou nesta quinta-feira, 22, que uma inflação baixa e previsível é a melhor contribuição para o crescimento econômico. Ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta data pelo BC, ele afirmou o cenário básico do Comitê de Política Monetária (Copom) contempla a estabilização da atividade econômica e uma recuperação gradual do PIB. 
 
"As evidências sugerem a estabilização da economia, o que pode ser visto na produção industrial. O IBC-Br reflete a evolução de setores da economia, como a agropecuária e serviços, e as expectativas continuam apontando para crescimento gradual", analisou, lembrando que o uso da capacidade segue operando em patamares que indicam ociosidade na economia. 
 
Viana comentou ainda que a projeção do PIB foi mantida em 0,5%, que, segundo ele, continua adequada. "Isso reflete de um lado a melhoria de alguns indicadores, mas, por outro lado, a conjuntura sugere aguardar a entrada de mais informações para vermos como a atividade se comporta", explicou. 
 
O diretor citou ainda um boxe do RTI que mostra que o efeito da atividade agropecuária sobre outros setores da economia ocorre principalmente no primeiro trimestre do ano. "Os demais setores também se beneficiaram dessa safra favorável que tivemos neste ano", acrescentou. 
 
Sobre o setor externo, Viana repetiu que o quadro para o balanço de pagamentos brasileiro em 2017 permanece bem favorável. Ele agregou que o desenvolvimento no cenário internacional tem sido positivo, com movimentos mais sincronizados de crescimento em países e blocos econômicos importantes.
 
"Além disso, a inflação que vinha ocorrendo em níveis abaixo do desejado em várias dessas economias começa a apontar um retorno para patamares mais próximos de seus objetivos. As taxas de juros de longo prazo das economias emergentes têm comportamentos adequados e os preços das commodities voltaram para patamares mais favoráveis que há dois anos", completou.
 
Desinflação
 
Para o diretor do BC, há comportamento favorável dos preços, com desinflação difundida entre os diversos setores da economia. Ele lembrou que os resultados mais recentes do IPCA vieram abaixo do esperado. "Parte dessa queda da inflação tem a ver com o comportamento favorável dos preços dos alimentos, mas a desinflação é mais ampla que isso. Trata-se de um processo mais disseminado", afirmou. "A inflação de preços livres e a de preços administrados estão em níveis próximos, o que confirma essa desinflação mais disseminada", completou. 
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.