Audiência pública trata de PL para abastecimento de veículos até automático

Ao abastecer o veículo além do limite automático, os frentistas e clientes se expõem de forma mais intensa aos vapores da gasolina, que contêm substâncias tóxicas

Escrito por Redação ,

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta quinta-feira (8), irá discutir o projeto de lei que prevê que os veículos sejam abastecidos até o limite automático, com o objetivo de evitar danos aos motoristas e trabalhadores frentistas, bem como ao veículo e ao meio ambiente. A audiência que acontece às 14h é promovida pelo Sinpospetro-CE (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado do Ceará), com o apoio do Deputado Sérgio Aguiar. O abastecimento até o automático já é lei em vários estados brasileiros.

O Sinpospetro-CE também lança a campanha “Não Passe do Limite” para alertar a população sobre os malefícios que o vapor de benzeno, presente nos combustíveis, pode causar à saúde dos frentistas ou de qualquer pessoa que inalá-lo. Ao abastecer o veículo além do limite automático, os frentistas e clientes se expõem de forma mais intensa aos vapores da gasolina, que contêm diversas substâncias químicas muito perigosas à saúde.

Em curto prazo, a gasolina e seus vapores podem causar dores de cabeça, tontura, náuseas, vômito, irritação à pele e aos olhos, sonolência e vertigem. Em longo prazo, a exposição provoca danos ao Sistema Nervoso Central, ao sistema sanguíneo e ao fígado. Além disso, pode causar defeitos genéticos, câncer e prejuízos à saúde da pessoa que inalar os vapores.

Os vapores também são tóxicos ao meio ambiente. Como medida preventiva para controlar as emissões, todos os veículos fabricados a partir de 1986 possuem o cânister, dispositivo conectado ao tanque de combustível que controla as emissões de vapores tóxicos. Ao abastecer além do limite, pode-se danificar o cânister e causar a liberação desses vapores no meio ambiente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.