Até setembro, movimento do comércio caiu 4,7% em 12 meses, diz Boa Vista SCPC

Na variação mensal com ajuste sazonal houve queda de 2,1% frente a agosto.

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O movimento do comércio caiu 4,7% na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (desde outubro de 2015 até setembro de 2016 contra os 12 meses antecedentes). Os dados foram apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação dos dados com ajuste sazonal, setembro apresentou queda de 2,1% frente a agosto. Já na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve diminuição de 2,5%, enquanto no acumulado do ano a variação foi de -3,9%, mantida a base de comparação.

Apesar das dificuldades que ainda permeiam o cenário econômico brasileiro, tais como juros elevados, mercado de trabalho em deterioração e inflação alta, os dados continuam mostrando sinais de recuperação da atividade varejista, ainda que num ritmo lento. Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolide, o atual movimento inflexão da tendência (valores acumulados em 12 meses) deverá se consolidar, atingindo patamar positivo em meados do primeiro semestre de 2017.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 4,9% entre agosto e setembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -5,0%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 1,0% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 7,0%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” caiu 0,2% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 5,1%.

O segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou variação neutra em setembro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 5,1%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.