Anac autoriza voo direto de Fortaleza a Bogotá

A rota será feita semanalmente em uma aeronave com capacidade para 132 passageiros

Escrito por Lia Girão ,

Atualizada às 16h51

Foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta quarta-feira (26) o voo direto entre Fortaleza e a capital colombiana, Bogotá. A Avianca Linhas Aéreas solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na última terça-feira (25), a inclusão de um voo direto de ida e volta de Fortaleza para Bogotá às demandas aéreas da companhia. O voo poderá entrar em operação em agosto de 2014, período escolhido pela companhia.

O anúncio foi feito pelo secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia.  "Autorizado o novo voo internacional para nossa terra. Fortaleza/Bogotá/Fortaleza, e após confirmação dos outros três, Buenos Aires, Miami e Frankfurt, consideramos como estratégia certa a Lei de Incentivo Fiscal à navegação aérea", disse em uma rede social.

De acordo com o pedido da companhia aérea, a rota, prevista para durar 5h40 num voo sem escalas, será feita semanalmente em um Airbus A319 com capacidade para 132 passageiros.

O voo deverá sair do Aeroporto Internacional Pinto Martins aos sábados, com início no dia 2 de agosto, às 16h25, chegando em Bogotá, na Colômbia, às 20h15 (horário local). Já o retorno, que acontecerá na madrugada de sábado para domingo, no Aeroporto Internacional El Dorado, está marcado para as 22h (horário local de Bogotá), com chegada prevista para as 5h40 em Fortaleza.

> Passagens para voo Fortaleza-Miami já estão à venda
> Voo direto de Fortaleza-Buenos Aires está com passagens à venda
> Passagens para voo direto Fortaleza-Frankfurt estão à venda

A solicitação do voo é feita por meio de um documento denominado Hotram (horário de transporte), no qual as empresas aéreas também apontam as rotas, horários e os aeroportos desejados.

Sob análise

Normalmente, explica a Anac, as aprovações de voos são liberadas depois que a agência faz as análises da capacidade das pistas, de pátios e dos terminais de passageiros declarados pelos aeroportos dos destinos pleiteados. Nesse período, são também avaliadas as documentações enviadas pela companhia e o horário no espaço aéreo desejado.

Ceará como rota internacional

Desde o início do ano três novos voos internacionais partindo do Ceará já foram aprovados: Fortaleza-Miami, operado pela TAM, Fortaleza-Buenos Aires, encabeçado pela Gol, e Fortaleza-Frankfurt, operado pela empresa alemã Condor Flugdienst.

A aprovação das rotas foram atraídas por uma política de desonerações fiscais em combustíveis e peças de aeronaves para empresas que operem pelo menos um voo internacional direto de Fortaleza. Os benefícios se estendem também aos voos domésticos das companhias.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.