Altamir Lopes é exonerado da diretoria do BC

Para substituir Altamir, o governo interino de Michel Temer escolheu Carlos Viana de Carvalho.

Escrito por Estadão Conteúdo ,
O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 29, traz publicada a exoneração, a pedido, de Altamir Lopes do cargo de diretor do Banco Central. Economista, Altamir comandava atualmente a Diretoria de Política Econômica da instituição. Antes, entre outros cargos no BC, ele já chefiou o Departamento Econômico (Depec), de abril de 1995 a março de 2011, e a Diretoria de Administração, de março de 2011 a setembro 2015.
 
Para substituir Altamir, o governo interino de Michel Temer escolheu Carlos Viana de Carvalho, cuja indicação e de outros três nomes ainda serão avaliadas pelo Senado Federal. Eles serão sabatinados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, o que deve ocorrer na próxima terça-feira. Depois, precisam ter os nomes aprovados na comissão e no plenário, para então assumir os postos. A expectativa é que todo esse processo no Senado - sabatina, votação na comissão e votação no plenário - ocorra na própria terça-feira, dia 5. 
 
Os outros três indicados a diretores do BC são Reinaldo Le Grazie (Política Monetária), Tiago Couto Berriel (Assuntos Internacionais) e Isaac Sidney Menezes Ferreira, que deixará o cargo de procurador-geral do BC para assumir a Diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania. 
 
Se aprovados pelos parlamentares e no prazo previsto, os novos diretores já participarão da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 19 e 20 de julho.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.