Acquario Ceará recebe primeiros equipamentos importados dos EUA

Um total de 14 contêineres com tubulações subterrâneas deverão ser descarregados no canteiro de obras até a próxima semana

Escrito por Murilo Viana ,

O Acquario Ceará recebeu sua primeira carga de equipamentos importados dos Estados Unidos na manhã desta segunda-feira (12). Trata-se de canos e instalações de tubulação fabricados especificamente para o equipamento turístico cearense que é erguido na Praia de Iracema.

A carga chegou com atraso de algumas semanas no Porto do Pecém devido a problemas logísticos nos portos de Trinidad e Tobago e, ao ser instalada, servirá para a circulação da água bombeada do Acquario, na parte subterrânea, afirma o secretário de Turismo do Estado, Bismack Maia. Na chegada dos equipamentos  ao canteiro de obras também estiveram presentes representantes da ICM Reynolds, empresa norte-americana responsável pelo empreendimento. 

Bismarck Maia fala da importância da primeira carga para as obras:

Um total de 14 contêineres, 2 por dia, devem ser descarregados no Acquario e começar a ser instalados no começo da próxima semana. Esta primeira carga tem valor estimado em US$ 1 milhão e 800 mil, segundo o diretor de operações da ICM Reynolds, Rodrigo Caminha. 

O representante da empresa afirma que as tubulações são formadas por um material de grande resistência chamado HDPE. "É basicamente um plástico de altíssima densidade. Eles são todos soldados, sem nenhuma emenda", explica. 

A instalação dos equipamentos dos 14 coltêineres deve durar em torno de seis semanas, prevê o diretor. O Acquario deve receber um total de 540 coltêineres com equipamentos importados ao longo das obras, podendo chegar ao canteiro na Praia de Iracema até 50 deles por mês. 

Dentre as cargas que estão por vir, o secretário destaca as instalações de acrílico, que devem chegar ao canteiro de obras até o mês de setembro. "Só para você ter uma ideia, tem um acrílico de 9 metros de comprimento por 9 metros de altura que passará por todos os andares do edifício", explica. 

Acquario Ceará deve ser concluído em dezembro de 2015

O secretário de Turismo do Estado afirma que o governador  Cid Gomes está empenhado esforços para que a conclusão do Acquario Ceará, até o momento com 15% das obras concluídas, aconteça até o encerramento de 2015. 

"Ele tem esse desejo e tem acompanhado fimemrente o cronograma com a empresa brasileira, que está fazendo a parte de concreto, e a empresa norte-americana para poder entregá-lo em 2015. Então, o Acquario estará pronto para começar a parte de operacionalização monitorada e assistida". 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.