85% dos consumidores da classe C controlam seus orçamentos

O levantamento mostra que 94% dos entrevistados realizam pesquisa de preços antes de uma compra

Escrito por Redação ,

O consumidor da classe C está mais consciente e atento ao seu nível de endividamento, é o que indica a pesquisa da Boa Vista SCPC em parceria com o programa Finanças Práticas, revelando que 85% dos compradores têm o costume de controlar os seus gastos e ganhos no mês

O levantamento eletrônico foi realizado com mil consumidores de todo o País. Deste total, 79% avaliam o quanto do orçamento já está comprometido até o pagamento da última parcela, antes de efetuarem uma nova dívida, 94% realizam pesquisa de preços antes de uma compra, e 72% levam em consideração se o valor da parcela caberá no orçamento.

Na percepção dos entrevistados sobre os seus hábitos de consumo, 54% declaram-se equilibrados, 12% econômicos e 27% consumistas. As mulheres e os consumidores sem filhos são os que se declaram mais consumistas, com 35% e 29% das menções, respectivamente. 

A pechincha, antes de comprar um produto ou bem, continua em alta: 80% possuem esse hábito.

Juros 

Questionados sobre as taxas de juros cobradas nos parcelamentos, 58% dos entrevistados da pesquisa afirmam ter conhecimento disso em cada compra, e 66% consideram mais importante a taxa de juros do que o valor da parcela (34%). 

Quando precisam parcelar alguma compra, 77% optam pelo menor número de parcelas, e quando não possuem dinheiro para aquisição à vista de um produto, 54% preferem efetuar a compra no mês seguinte.

Na liquidação

Conscientes em relação às compras, 57% afirmam que as ofertas não influenciam de forma determinante na aquisição de um bem ou produto, além do planejado. 

Dos entrevistados, 67% costumam ler tabloides e folhetos de lojas e supermercados em busca de ofertas, e declaram que a maior parte dos produtos adquiridos é decorrente de promoções, 83% preferem qualidade a preço, e 69% optam por lojas com variedades, mesmo que tenham que se deslocar para isso.

Segundo o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado, “a pesquisa revela um amadurecimento do consumidor, preocupado com planejamento e controle dos gastos, o que pode ser um reflexo, entre outras coisas, dos picos de inadimplência registrados em anos anteriores. Assim, o consumidor que nos últimos cinco anos passou a ter mais acesso ao crédito e descontrolou-se, está aprendendo gradativamente que o crédito é bom, se usado com disciplina e controle ”.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.