77% dos brasileiros dizem que excesso de burocracia prejudica o crescimento econômico

A redução da burocracia deve ser prioridade do governo para 62% dos brasileiros

Escrito por Redação ,

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Burocracia, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, revela que 77% dos brasileiros acreditam que o excesso de burocracia é uma das principais dificuldades para o crescimento da economia no País. O levantamento entrevistou 2.002 pessoas em 142 municípios, das quais 74% concordam total ou parcialmente que o excesso de burocracia desestimula os negócios, incentiva a corrupção e faz o governo a gastar mais do que o necessário. Por isso, a redução da burocracia deve ser prioridade do governo para 62%. 

O excesso de burocracia eleva os preços dos produtos e serviços, de acordo com 75% dos entrevistados. Dentre os serviços ou procedimentos mais complicados, foram apontados, em primeiro lugar, encerrar uma empresa, em segundo, abrir ou constituir uma empresa, em terceiro, comprar um imóvel, em quarto, fazer um inventário e, em quinto lugar, requerer aposentadoria ou pensão. Os procedimentos considerados menos difíceis são: tirar o CPF, tirar a carteira de identidade, tirar carteira de trabalho, fazer o registro de nascimento e o de casamento.

O levantamento mostra, ainda, que na perceção de 60% dos brasileiros a burocracia afeta mais as empresas do que os cidadãos. Além disso, 77% dos entrevistados defendem que os documentos de identificação, como carteira de identidade, CPF, carteira de motorista, título de eleitor e cartão do PIS-Pasep deveriam ser unificados. Esse número sobre para 81% entre pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos e cai para 70% entre os que têm renda de até um salário mínimo. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.