65% dos consumidores de Fortaleza estão endividados, e 5% não têm perspectiva de pagar

15% estão com as dívidas atrasadas

Escrito por Redação Web ,

65,1% da população de Fortaleza tem pelo menos uma dívida financeira, estipula pesquisa realizada Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) neste mês de agosto de 2014. Compras de itens de alimentação e vestuário são os principais vilões na capital cearense. Enquanto a compra por impulso é apontada, pelos próprios entrevistados, como o erro crucial.

O número de endividados registrou um aumento de 1,8% em comparação com o mês anterior, julho. Entre os endividados, a maioria está cumprindo com o acordo da dívida: 49,6% do total de entrevistados.

Os outros 15,5% de consumidores estão com as contas atrasadas, sendo que 10,2% se dizem capazes de pagar e 5,3% provavelmente se tornarão inadimplente com as pendências.

O valor médio das dívidas é de R$ 1084. 71,6% dos endividados alegam desequilíbrio financeiro, isto é, dificuldade em cobrir as contas com a renda que tem.

Cartão de crédito é a forma mais usada

A pesquisa da Fecomércio aponta que 82,8% dos consumidores preferem utilizar o cartão de crédito ao efetuar compras ou pagamentos. O financiamento bancário é a melhor opção para 12,6%, os empréstimos pessoais (sem instituições envolvidas) são para 8% e carnês e crediários, para 5,8%.

Alimentos são itens mais procurados

Os gastos que os consumidores mais fizeram com o crédito foram com a compra de alimentação (segundo 46,9%), de artigos de vestuário (37,4%), de eletroeletrônicos (36,1%) e despesas com educação e saúde (21,1%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.