62% das mulheres brasileiras dizem ter uma vida financeira organizada

Segundo pesquisa 64% delas avaliam a própria situação financeira antes de comprar

Escrito por Redação ,

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, 62% das mulheres brasileiras afirma ter uma vida financeira organizada. Entre os homens, este percentual é muito similar: de 64%. O estudo analisa o comportamento das mulheres em relação à vida financeira delas e frente à realização do que elas consideram ser sonhos de consumo.

"Aquele clichê da mulher impulsiva diante das vitrines cai por terra diante desta pesquisa. A ponderação antes das compras é tão presente nas mulheres quanto nos homens", diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Segundo a pesquisa, o controle de gastos é uma prática comum a ambos os gêneros: no caso das mulheres, apenas 13% não fazem nenhum tipo de anotação das despesas. Já entre os homens essa proporção é ligeiramente menor, de 9%. Mas o que de fato diferencia os dois sexos é a maneira de controlar os gastos. Segundo o estudo, 26% das mulheres entrevistadas afirmaram usar cadernos de anotações e agendas. Entre os homens esse número cai para 19%. Por outro lado, os homens são os que mais preferem usar a planilha de computador para registrar as despesas: 35% contra 29% entre as mulheres.

Comando financeiro da casa

Além de se considerarem organizadas financeiramente, em alguns casos, as mulheres também comandam sozinhas as finanças da casa. Entre as mulheres que dizem ter apenas um tomador de decisão dentro de casa, em 40% dos casos, esse tomador de decisão é a própria entrevistada.

O estudo também revela que  68% das mulheres que têm filhos de relacionamentos passados não recebem ajuda financeira do pai da criança. "Apesar dos dados estatísticos apontarem um desequilíbrio das oportunidades dadas pelo mercado de trabalho a homens e mulheres, este comportamento reforça a independência financeira que a mulher brasileira vem conquistando ao longo das últimas décadas no Brasil", avalia Kawauti.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.