61% do valor dos fogos de artifício é de impostos; veja a tributação dos produtos juninos

A canjica, prato típico feito à base de milho, tem 35% do seu valor consumido por tributos

Escrito por Lia Girão ,

Os produtos juninos, típicos nas festas desta época do ano, poderiam custar mais em conta caso a tributação não fosse tão alta no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), entre os produtos juninos, os fogos de artifício são os mais prejudicados: 61,56% do valor dos fogos são correspondentes a impostos. A canjica, prato típico feito à base de milho, tem 35% do seu valor consumido por tributos.

Segundo a pesquisa, o quentão também é um dos vilões do imposto: 61,56% do valor da bebida são correspondentes a tributos. O valor do imposto em cerveja em garrafa e lata é de  55,6%; no vinho, 54,73%; na imagem de santo, 41,52%; e no refrigerante em lata, 46,47%.

Confira o valor correspondente aos tributos em cada produto:

Infográfico Imposto

“Os principais produtos consumidos nesta época têm uma elevada carga tributária por serem produtos supérfluos, como é o caso dos fogos de artifício, no qual 61,56% do valor do produto é destinando aos cofres públicos”, explica o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike. “Com isso, além de consumir menos nesta época do ano, já que o leão abocanha uma grande parte do valor dos produtos para o pagamento de tributos, o contribuinte brasileiro não recebe um retorno digno dos valores que paga em serviços públicos de qualidade”, disse.

Arte: Felipe Belarmino

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.