59 milhões de brasileiros começam o ano com dívidas

Principal motivo apontado pelos consumidores, segundo levantamento da Serasa Experian, é o desemprego. Resultado é o maior já registrado pela pesquisa, iniciada em 2012

Escrito por Redação ,

Cerca de 59 milhões de brasileiros começaram o ano na lista de inadimplentes.O número é o maior já registrado desde que o levantamento passou aser feito pela Serasa Experian, em 2012. O total de dívidas chega a R$ 255 bilhões.

A quantidade de endividados no início deste ano é 9% maior que em janeiro de 2015, quando 54,1 milhões de consumidores haviam começado o ano no vermelho.Neste cenário de recessão prolongada, a principal causa da inadimplência no passado foi o desemprego.

A taxa de desemprego no Brasil subiu a 9% no trimestre encerrado em outubro e renovou o maior patamar da série iniciada em 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada no último dia 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre encerrado em julho, a taxa foi 8,6% e, no período entre agosto e outubro de 2014, chegou a 6,6%.

Guia

Os especialistas da Serasa - em parceria com o CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da prefeitura de São Paulo, Sebrae, Aliança Empreendedora e psicólogos do Hospital das Clinicas de São Paulo - fizeram um guia inédito e gratuito para auxiliar as pessoas em condição de desemprego e ajudá-las a recomeçar a vida financeira e profissional.

O documento está disponível no link http://www.serasaconsumidor.com.br/desempregados/

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.