44% dos brasileiros pretendem gastar menos com presente no Dia dos Pais

Endividamento é a principal razão para a diminuição dos gastos

Escrito por Redação ,

Comemorado no próximo domingo (9), o Dias dos Pais deve movimentar menos dinheiro neste ano. Cerca de 44% dos brasileiros pretendem gastar menos com presente, na comparação com a mesma data do ano passado. É o que aponta o levantamento realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Com menos sobras no orçamento e diante de preços mais altos, os consumidores têm se mantido distantes dos principais centros de compras. Oito em cada dez pessoas ouvidas pela sondagem (76,8%) acreditam que os presentes estão mais caros em 2015 do que há um ano. Além disso, a maioria dos consumidores que tem a intenção de presentear, deve comprar apenas um presente (66,4%).

O bolso mais apertado para contrair novas dívidas é um dos responsáveis pelo comportamento mais cauteloso do consumidor. Dentre os entrevistados que planejam gastar menos no Dia dos Pais, o endividamento (24,4%) é a principal justificativa para a contenção de despesas, principalmente entre as pessoas da classe C (26,8%) e com idade entre 35 e 49 anos (36,5%). Outras justificativas completam a lista como a necessidade de economizar (18,45%) e o desemprego (16,6%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.