41% dos brasileiros planejam gastar menos no Dia da Criança

Neste ano, a expectativa média de gastos é de R$ 160, 43% a menos que em 2014. Endividamento é a principal razão para a diminuição.

Escrito por Redação ,
Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, mostra que 41,2% dos consumidores pretendem gastar menos com presentes no Dia da Criança deste ano, na comparação com a mesma data do ano passado.
 
Neste ano, o indicador para vendas a prazo mostrou recuo em todas as datas comemorativas até agora, na comparação com o ano anterior: -4,93% na Páscoa; -0,59% no Dia das Mães; -7,82% no Dia dos Namorados e -11,21% no Dia dos Pais. Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a sondagem mostra que, assim como nas demais datas comemorativas, o resultado de vendas deve ficar abaixo do registrado em 2014.
 
"Tal resultado pouco animador é reflexo direto da situação econômica. Com o avanço da inflação e piora nos indicadores de emprego, o brasileiro se depara com menos renda disponível", avalia Pinheiro. "Isso resulta em gastos mais modestos ao longo de 2015, seja pela necessidade de se ajustarem a um orçamento mais apertado, seja por estarem temerosos de que a crise ainda se estenda por mais tempo."
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.