Feriado na terça

Ocupação superior a 80% anima hotéis

02:03 · 15.11.2011
( )
No Réveillon, a expectativa da ABIH-CE para a ocupação hoteleira é algo em torno de 96% e 98% em Fortaleza
No Réveillon, a expectativa da ABIH-CE para a ocupação hoteleira é algo em torno de 96% e 98% em Fortaleza ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )
Já para o fim do ano, expectativa é de que os leitos dos hotéis da Capital estejam com pelo menos 90% de ocupação

Os hotéis de Fortaleza sentiram impacto positivo desse feriadão e viram seus leitos com nível de ocupação superior ao normal, com, no mínimo, 80% dos quartos preenchidos. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, houve aumento na movimentação, porém, nada em grande proporção.

“Nota-se que tem grupos de turistas pela cidade, excursões, mas o problema é que o feriado é apenas na terça-feira, ou seja, tem muita gente que trabalha na segunda-feira e isso impede a chegada de um contingente maior de pessoas”, pondera.

Conforme Elaine Saltorato, diretora de Hospitalidade do Hotel Blue Tree, na última sexta-feira, o local chegou a estar com 100% de ocupação, ficando lotado durante o fim de semana. Ontem e hoje, afirma, o número de leitos em uso caiu para 80%, percentual ainda considerado alto, diz. “Tão elevada ocupação se deu principalmente pelo Congresso de Anestesiologia que termina amanhã (hoje) no Centro de Convenções, mais do que propriamente pelo público de lazer para o feriado”, explica.

Vitório Rodrigues, diretor do Hotel Luzeiros, afirma que a data de Proclamação da República trouxe números que extrapolaram as expectativas. “Tivemos um acréscimo em relação ao mesmo feriado do ano passado (que caiu em uma segunda-feira). Esse ano, houve 100% de ocupação, contra 90% de 2010. Feriados de terça-feira e quinta-feira são atrativos”, celebra.

Alta estação

Já para o período de alta estação, que será iniciado no próximo mês, o presidente da ABIH-CE projeta números semelhantes aos da última temporada. “No Réveillon, a estimativa é de algo em torno de 96% e 98% nos hotéis de Fortaleza”, estima Régis Medeiros.

Já para janeiro, lembra, existe uma tendência de diminuição nesse público. “Deve cair para 90%, muito parecido com 2010”, diz.

No Blue Tree, segundo Elaine Saltorato, a perspectiva é de lotação na virada do ano. “As férias de Janeiro prometem ocupação média de 95%. Em fevereiro, esperamos que continue da mesma forma, por causa da influência do Carnaval. Ela afirma que a maior parte desses turistas é proveniente de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais.

Preocupações

Já o diretor do Luzeiros prefere não projetar percentuais de ocupação para o fim do ano. “O Natal e o Ano Novo vão cair em um fim de semana. E, com esses bilhetes aéreos mais caros em todo o Brasil, pode ser que muita gente julgue que não valha a pena vir para passar pouco tempo”, avalia.

Já em relação a janeiro, Vitório Rodrigues é mais otimista e acredita que o hotel ficará aquecido. “Vai ser difícil ultrapassar o resultado do ano passado, mas, se ficar no mês nível (de 90%), já vai ser motivo para comemoração”, afirma.

Victor Ximenes
Repórter

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.