Ocupação hoteleira será de apenas 58,3% no feriadão
Empresários do setor dizem que o fluxo de visitantes de outros países diminuiu frente aos anos anteriores
O turismo do Ceará está sentindo os impactos da desaceleração do consumo no País. Visitantes nacionais e estrangeiros continuam chegando a Fortaleza, mas empresários do setor dizem que o fluxo é menor se comparado a anos anteriores. Neste feriado de Corpus Christi, por exemplo, a ocupação hoteleira da Capital cearense deverá fechar em 58,3%, bem abaixo da média para o período (70%).
> Estado deve receber 41 mil turistas, diz Setur
Diante dessa retração na ocupação hoteleira, representantes da cadeia produtiva do turismo já começaram a procurar alternativas para atrair um maior número de pessoas ao Estado já no próximo mês, quando começa o período de alta estação. O foco será nos visitante estrangeiros, a começar pelos argentinos.
Membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE) e da Prefeitura de Fortaleza chegarão à Argentina no próximo dia 10 para reunião com aproximadamente 20 operadoras de turismo, a fim de firmar parcerias. O encontro acontecerá na Embaixada do Brasil, em Buenos Aires.
"O Ceará já é um destino conhecido dos argentinos, mas queremos criar mecanismos para chamar ainda mais esse público, como aconteceu na década de 1990. Naquela época, o Estado vivenciou um 'boom' de turistas da Argentina", afirma o presidente da Abih-CE, Darlan Leite.
De acordo com ele, a maioria das operadoras de turismo é de Buenos Aires, mas também há empresas de cidades como Córdoba e Rosário. "A Argentina também vive um situação econômica difícil, mas muitas pessoas continuam viajando, assim como acontece no Brasil", acrescenta. Darlan ainda lembra que, diante da alta do dólar em relação ao real, diversos brasileiros optam por destinos nacionais.
A viagem ocorrerá no período em que será realizado, em Buenos Aires, o workshop da Top Dest, empresa fundada em 1990 e que é hoje uma das operadoras de turismo mais conhecidas da Argentina. Além de Darlan Leite, participam da missão o titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Elpídio Nogueira; o secretário executivo da Setfor, Erick Vasconcelos; a diretora executiva da Abih-CE, Rejane Santos; o tesoureiro da Abih-CE, José Peixoto Simões; e Talita Leite, hoteleira dos hotéis Coliseum e Parque das Fontes, localizados em Beberibe.
Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), nos três primeiros meses deste ano, 1.753 turistas da Argentina chegaram ao Estado via Aeroporto Internacional Pinto Martins. O número é 36% maior do que o registrado em todo o ano de 2014, quando o Ceará recebeu 1.284 argentinos.
Trimestre
Embora empresários do setor reclamem da queda no fluxo, dados da Setur revelam que a movimentação de turistas estrangeiros pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins e pelos terminais marítimos (Mucuripe e Pecém) cresceu 30,2% no primeiro trimestre deste ano frente igual período do ano passado.
Enquanto o número de visitantes somou 51.956 de janeiro a março do ano passado, neste ano subiu para 67.681. Desse total, 19,88% foram Italianos, 17,5% portugueses, 8,6% alemães, 7,7% franceses, 7% argentinos e 35% de outras nacionalidades. Em 2014, dos 51.956 turistas, 19,2% eram da Itália, 18,1% de Portugal, 6,9% da França, 6,8% das Filipinas, 6,7% de Cuba,5% do Reino Unido e 37% de outros países.
Raone Saraiva
Repórter
