Obras do Estado para a CSP ficarão prontas em 2017

Entre os equipamentos, estão os berços de atracação 7,8 e 9 do Tmut e uma ponte para caminhões especiais

Escrito por Bruno Cabral - Repórter ,
Legenda: De acordo com a Diretoria de Implantação e Expansão da Cearáportos, todos os serviços que precisam ficar concluídos até 2017 estão em pleno andamento e não impedirão o funcionamento da CSP
Foto: FOTOS: FABIANE DE PAULA

Responsável por executar obras para atender às demandas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), empreendimento que deverá entrar em operação até o fim do primeiro semestre de 2016, o Governo do Estado afirma que concluirá alguns serviços até 2017.

Entre eles, estão os berços de atracação 7, 8 e 9 do Terminal do Múltiplo Uso (Tmut), que vão permitir a movimentação das placas da siderúrgica, e a construção da segunda ponte de acesso que faz a ligação entre o litoral, na região frontal ao Pátio de Cargas, e o Quebra-Mar Nordeste, permitindo o tráfego de caminhões especiais que utilizam o volume máximo de carga.

Ambos os serviços, além de outras obras, fazem parte da segunda expansão do Tmut. De acordo com a Diretoria de Implantação e Expansão da Cearáportos, todas as ações já estão em andamento, e a previsão de entrega desse trabalho é fevereiro de 2017. A segunda ponte de acesso não ficará pronta até o início da operação da usina.

Porém, existe a possibilidade de uso da ponte já existente, o que, de acordo com o governo, não configura problema para o início das operações da CSP. "A construção da segunda ponte, especificamente, sofreu um atraso porque precisou passar por uma readequação do projeto, uma vez que ela também atenderia à refinaria Premium II, projeto que foi descontinuado pela Petrobras. Com a nova configuração, ela vai continuar atendendo empreendimentos de grande porte, inclusive a CSP, e até mesmo uma refinaria", diz a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), em nota.

Correia

Também são de responsabilidade do governo a instalação da correia transportadora de minérios, o descarregador de minérios e os quatro carregadores de placas. O novo descarregador de minério de ferro tem valor estimado em R$ 60 milhões. O equipamento possui a função de retirar insumos dos navios e colocá-los na correia transportadora para o destino final.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) já conta com um equipamento semelhante, para a operação com carvão mineral. O descarregador será do tipo contínuo, operando sobre trilhos e com capacidade nominal de 2.400 toneladas/hora.

A Seinfra informa que os trabalhos de instalação da nova correia já estão em andamento. Além do minério de ferro, o equipamento também será utilizado para transportar outros granéis sólidos de alta densidade às empresas do Cipp.

"A esteira transportadora também terá capacidade nominal de transporte de 2.400 toneladas/hora. Já estão sendo realizadas no momento serviços preliminares como as obras civis das fundações das torres de transferência e a fabricação da estrutura da correia. A estrada de serviço já está concluída", acrescenta a secretaria, em nota.

Licença de instalação

A licença de instalação foi concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em junho deste ano. O investimento é de R$ 212 milhões. A ordem de serviço foi assinada pela Seinfra. O equipamento partirá do berço externo do Terminal de Granéis Sólidos, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, até o ponto de entrega (Torre de Transferência), onde as empresas que utilizarão o insumo farão o transporte aos seus pátios de matérias-primas, na área do Cipp.

O prazo de implantação da correia é de 30 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu em outubro de 2013. Deste prazo, 24 meses são para a instalação, e seis meses para a fase de testes e ajustes do equipamento antes da operação. Assim, o término previsto no contrato é 2016.

De acordo com a Seinfra, os quatro carregadores de placas são equipamentos que se destinam ao carregamento dos navios de exportação das placas que serão produzidas pela CSP e outras cargas no Tmut do Porto do Pecém.

Providências

O valor do investimento é de R$ 117,95 milhões. Também fazem parte das iniciativas que vão atender à Companhia Siderúrgica do Pecém a construção da rodovia de placas - estrada específica para o tráfego de veículos pesados, já licitada pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) e a duplicação da CE-155.

Em nota, a Seinfra ressalta que "o Estado tomou todas as providências para sanar os possíveis atrasos apresentados com planos de recuperação de prazo e todos os serviços se encontram em andamento normal, não apresentando nenhum risco para o funcionamento do empreendimento (CSP)".

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