Novos shoppings e Interior são alvo de franquias no Ceará

Oportunidades devem se sobressaltar à retração da economia vista em alguns segmentos produtivos

Escrito por Redação ,
Legenda: Esta é a primeira vez que a feira de franquias é realizada no Nordeste
Foto: Foto: Érika Fonseca

A chegada de novos shoppings ao mercado cearense e a interiorização destes negócios estão entre os principais motivos de o setor de franquias continuar acreditando no desenvolvimento econômico do Ceará e do Nordeste, segundo avaliou ontem o diretor-geral da 19ª Franchising Fair, Ademar Pahl.

Pela primeira vez com o evento na região - exatamente no momento em que parte do mercado se contrai -, ele afirma que "esta é a hora de mostrar a força da franquia e investir".

"Cada caso é um caso, mas não dá para não ser otimista com a chegada dos shoppings e quase todas as marcas querendo estar em Fortaleza pelo poder econômico que as pessoas daqui têm", ressalta Pahl.

Saturação nas capitais

Outro importante fator que faz as grandes franquias voltarem-se para o Ceará e demais estados nordestinos atualmente, pelo que avalia Pahl, é "a saturação de algumas marcas nas capitais e regiões metropolitanas", o que faz os shoppings do Interior e também "até cidades com menos de 100 mil habitantes serem alvo destes negócios".

O novo cenário, pelo que conta o diretor-geral da Franchising Fair, faz os modelos de franquias se adequarem, oferecendo aos interessados pacotes menores e voltados para investir também em lojas de ruas - dadas as condições dos pequenos municípios.

Tendência é ser pequeno

A formulação de modelos cada vez menores, que exigem menos investimento do franqueado, inclusive, é uma tendência no setor de franquias brasileiro, de acordo com o consultor da Netplan, Daniel Bernard.

Responsável por assessorar o projeto Crediamigo, do Banco do Nordeste, e também a linha de financiamento BNB Franquias, a empresa na qual Daniel trabalha desenvolve agora, em parceria com o Banco Mundial, um modelo de microfranquias.

Com limite de investimento em três vezes o Produto Interno Bruto Brasileiro per capita - algo em torno de R$ 85 mil -, este tipo de negócio representa hoje 15% das 115 mil franquias existentes no Brasil e possui cerca de 6% do faturamento global delas, conforme destacou Bernard.

"Estamos estimulando a criação de negócios menores para aumentar o número de interessados. Mas a microfranquia não é boa porque é barata. Ela faz com que a marca seja cada vez mais forte, melhor administrada e financeiramente, para que possa ser viável investir menos na ponta", exemplifica.

Sucessos cearenses

Longe das microfranquias, os cearenses também marcaram presença entre os expositores da Franchising Fair Fortaleza. O sócio da Siberian, Júlio Cesar Cysne, apresentava aos visitantes as oportunidades de investir nos gelatos e sorvetes da marca dele.

"Nós estamos há cinco anos no mercado, já passamos por dois reposicionamentos e visamos principalmente o mercado cearense e o nordestino", conta ao mencionar os 14 operadoras da marca que optaram pelos modelos de franquia comercializados por Cysne, os quais variam entre R$ 100 mil e R$ 300 mil e possuem entre 18 meses e 24 meses como prazo para o retorno financeiro.

Mais uma marca cearense de sucesso no setor de franquias e que é expositor na feira é a academia para mulheres Tonus. Ao todo são 26 franquias espalhadas por dez estados brasileiros, as quais ainda contam com as marcas Woman's Fit (também academia para mulheres), Coach Club (academia mista) e a Hop Clinic (clínica estética).

O investimento nas franquias variam entre R$ 140 mil a R$ 170 mil para a primeira marca e R$ 40 mil (Hop Clinic), R$ 90 mil (Woman's e Coach).

ENQUETE

Tipo de negócio vai determinar o investimento

"Penso em investir cerca de R$ 250 mil em algo até o fim do próximo ano, mas o modelo de gestão vai ser decisivo para a minha escolha. Quando mais facilidade na hora de administrar melhor será para mim"
Igor Carneiro
Engenheiro

"Estou procurando algo para investir até R$ 200 mil, mas busco um diferencial no negócio. Acredito que um negócio inédito aqui em Fortaleza deve ser a melhor opção por causa da concorrência"
Odaíra Macêdo
Arquiteta

Mais informações
A 19ª edição da Franchinsing Fair acontece no Centro de Eventos do Ceará até o próximo domingo.
Entrada: R$ 20 (para todos os dias)
www.feiradefranquias.com.br

Armando de Oliveira Lima
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.