Nova linha do BNB mira 30% dos clientes do FNE

O FNE Sol é destinado a empresas de todos os portes e setores e financiará até 100% do valor dos projetos

Escrito por Raone Saraiva - Repórter ,
Legenda: O novo programa de crédito foi lançado ontem, na sede do BNB, em Fortaleza, pelo presidente da instituição, Marcos Holanda

Lançada nessa segunda-feira (30) em Fortaleza, a nova linha de financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) pode ser uma alternativa para cerca de 30% dos 2,6 milhões de clientes da instituição que já são contemplados com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Denominado de FNE Sol, o programa de crédito é voltado para a micro e minigeração de energia renovável e foi criado para atender às demandas de empresas de todos os portes e setores, cooperativas, associações e produtores e empresas rurais.

>Empresas buscam garantir eficiência energética

A nova linha utiliza recursos do FNE - cujo orçamento para este ano é de R$ 14,1 bilhões - e tem prazo de pagamento de até 12 anos, com carência de seis meses a um ano. O investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%. Os juros variam de 6,5% a 11% ao ano, dependendo do porte do cliente.

Podem ser financiados sistemas completos sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação. De acordo com o BNB, é possível utilizar o valor economizado na conta de energia para pagar as parcelas.

Prioridade

"O banco tem recursos necessários, e até são priorizados. Apesar de ser micro e mini geração, se você agregar esse mercado, são milhares de potenciais clientes, não só nas zonas urbanas, mas, principalmente, nas zonas rurais", afirmou o presidente do BNB, Marcos Holanda.

"O valor (a ser financiado) quem vai definir é o mercado, mas já temos muitas propostas", acrescentou.

Apesar de o BNB não fazer nenhuma estimativa quanto ao valor, a expectativa é que haja um incremento de até 10% na demanda por crédito ligada ao FNE Verde - programa no qual o FNE Solar está inserido - devido à nova linha de financiamento. Normalmente, o FNE Verde reponde em torno de 5% do orçamento do FNE a cada ano, o que representa hoje, aproximadamente, R$ 700 milhões.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia, lembrou que a região Nordeste é a maior do Brasil em irradiação solar, mas ainda está atrás do Sudeste e do Sul na posição de mercado.

Para ele, além de proporcionar benefícios econômicos e ambientais à região, o FNE Sol poderá dar mais destaque ao Nordeste, bem como ajudar o Brasil a "recuperar dez anos de atraso frente ao mercado internacional" de energia fotovoltaica.

Por outro lado, Sauaia apontou alguns desafios para o BNB garantir o sucesso do programa: capacitar a equipe do banco para operar com a linha FNE Sol; acompanhar a implementação da linha e sua evolução; e estender o programa a outras entidades financiadoras, como o Banco da Amazônia (Basa) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

Pessoas físicas

Na próxima semana, o BNB deverá lançar um programa semelhante para pessoas físicas cuja folha de pagamento seja vinculada ao banco. Segundo o diretor de Políticas Públicas da instituição, Fran Bezerra, a taxa de juros vai girar "em torno de 1,8% ao mês". Ele adiantou que o BNB também pretende, daqui a dois meses, lançar um outro produto ligado à energia renovável para qualquer pessoa física. "É um crédito direto ao consumidor, mas a taxa vai ser um pouco maior (de 15% a 18% ao ano) porque o risco ao banco fica maior", disse.

sda

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.