Norte-americanos preferem Fortaleza

Segundo a pesquisa do Ministério do Turismo, 12,4% dos visitantes estrangeiros na Capital eram dos EUA

Escrito por Redação ,
Legenda: Depois dos Estados Unidos, a Itália e a Argentina foram os países que mais enviaram turistas para Fortaleza em 2014, com 12% e 9,7% do total, respectivamente
Foto: FOTO: FERNANDA SIEBRA

Atraídos principalmente pela gastronomia e, claro, pelas belas paisagens e praias cearenses, os turistas norte americanos são a maioria dos estrangeiros que visitam Fortaleza, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. Segundo o levantamento, do total de visitantes do exterior que estiveram na capital cearense em 2014, 12,4% são norte americanos.

Em seguida, estão os italianos, com 12% do total, e os argentinos, representando 9,7% dos turistas. A pesquisa mostrou ainda que mais da metade dos visitantes vem até a cidade motivados pelo lazer (51,2%) e se hospeda em hoteis, flats e pousadas (44,9%), gastando, em média, US$ 108,6 por dia.

Em relação aos atrativos da cidade, a gastronomia de Fortaleza foi o ponto mais elogiado pelos turistas entrevistados para a pesquisa. Os restaurantes da Capital foram bem avaliados por 93,7% dos visitantes.

Para o ministro Henrique Eduardo Alves, essa avaliação positiva mostra a importância da gastronomia na experiência estrangeira no Brasil e serve como impulso para atrair cada vez mais turistas. No ano passado, o Ceará recebeu 85.025 estrangeiros, segundo o ministério.

44 mil visitantes

Para a pesquisa, foram entrevistados 44 mil turistas estrangeiros que visitaram o Brasil durante o ano passado - sendo mais de 10 mil durante a Copa do Mundo - em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo internacional.

O levantamento mostrou que, em 2014, 48,7% dos estrangeiros que visitaram o Brasil, um total de 3,1 milhões de visitantes, eram provenientes da própria América do Sul. Em seguida, vieram os turistas da Europa (28,7%) e da América do Norte (13,1%). Os três continentes somam aproximadamente 90% do receptivo estrangeiro no Brasil.

Entre os países emissores de turistas no ano passado, a Argentina foi quem mais enviou turistas, com 1,74 milhão de pessoas, representando 27,1% do total. Em seguida estão os Estados Unidos (10,2%), Chile (5,2%), Paraguai (4,6%) e França (4,4%). Mais de 70% dos visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil, no ano passado, usando transporte aéreo.

O Rio de Janeiro foi o destino preferido dos turistas que viajavam a lazer, com 45,2% das respostas, seguido de São Paulo. A capital paulista ficou em primeiro lugar no destino dos visitantes que viajam a negócios e eventos, citada por 44,3% dos entrevistados. Em relação ao gasto per capita por dia dos turistas, o maior valor, US$ 103,06, é gasto por aqueles que vêm ao País motivados por negócios.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.