Multinacionais apostam em formação no Ceará

Ação é contrapartida em contrato com o Estado para armazenar dados em nuvem, a exemplo da folha de pagamento

Escrito por Redação ,
Legenda: Na última quarta (15), governo, Etice e multinacionais que prestam serviços de armazenamento em nuvem se reuniram para tratar de contrapartidas

Amazon, IBM, Oracle, Mandic, Microsoft e Lanlink (canal de negócios da Microsoft) estão comprometidas a ajudar na formação de 50 profissionais de Tecnologia da Informação com perfil para atuar com armazenamento em nuvem por ano, acelerar pequenos negócios e startups na área e investir em data centers no Ceará (construindo um ou contratando algum já existente). Essas ações fazem parte da contrapartida exigida pelo Estado no edital de credenciamento por meio do qual as empresas foram homologadas.

As contrapartidas estabelecidas às companhias foram tema de reunião entre governo do Estado, Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e as lideranças das cinco organizações. A parceria firmada entre a iniciativa pública e privada tinha como objeto a prestação de serviços de armazenamento em nuvem, a exemplo da folha de pagamento do Estado, que segundo presidente da Etice, Adalberto Pessoa, já é toda armazenada em nuvem. De acordo com ele, foram efetuados dois contratos para serviços de armazenamento em nuvem com a Procuradoria Geral do Estado, de R$ 2,5 milhões cada, e um para a Secretaria do Planejamento e Gestão, que cuida da folha de pagamento, no valor de R$ 2 milhões com a Amazon Web Service (AWS).

Ele explica que o edital foi lançado em junho do ano passado e continua aberto para a captação de empresas interessadas na parceria. Com isso, em até quatro anos, todas informações armazenáveis devem estar em nuvem híbrida: parte em no sistema da própria Etice e outra parte em uma nuvem oferecida por uma empresa. No caso da folha de pagamento do Estado, a outra parte fica armazenada em uma nuvem da AWS.

Além da praticidade proporcionada pelo armazenamento em nuvem, Pessoa destaca que o uso desse sistema normalmente possibilita uma economia de até 30% no custo total de investimento em infraestrutura de TI (com softwares, storages e etc.). "A reunião que tivemos foi exatamente para firmar mais uma vez esse compromisso dessas empresas em cumprir essa agenda como credenciadas", detalha.

"Essas empresas representam 90% do mercado mundial de serviços em nuvem", diz Adalberto Pessoa, acrescentando ainda que o governo chegou a manter conversas com a Google com o objetivo de estabelecer parceria com a multinacional. "Como a Google havia feito um grande investimento em um data center em São Paulo, o assunto no momento está em espera", explica.

Investimentos

"A Mandic está apostando no projeto. Nesta reunião, nós podemos perceber o interesse, o potencial e a capacidade do Estado em investir em ciência e tecnologia. Com isso, o Ceará nos oferece possibilidade de ampliar investimentos da empresa apoiando a Etice no projeto de transformação digital do Estado", afirmou José Henrique Bermejo, diretor comercial da Mandic.

O vice-presidente da Oracle no Brasil, Gustavo Rabelo, avalia que o Ceará criou um ambiente favorável para atrair empresas da tecnologia da informação. "Eu considero que foram dois passos fundamentais: o primeiro, da atração de empresas com capacidade de investir em tecnologia e, assim, o Estado vai poder pensar em ações e projetos para melhorar a gestão pública junto com a iniciativa privada, o próprio governo e as universidades", aponta.

"A Microsoft reafirmou o compromisso com o Estado do Ceará e já iniciamos a formação novos profissionais de tecnologia em parceria com o governo. Vamos agora oferecer novas tecnologias para aumentar os investimentos em segurança pública e em saúde, e assim vamos incentivar as startups locais a desenvolver soluções nessas áreas", citou a representante da Microsoft, Andrea Gimenes.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.