MPEs precisam atender novas necessidades

Para driblar a crise, os negócios de pequeno porte devem se adaptar à nova demanda dos consumidores

Escrito por Redação ,
Legenda: Os consumidores, analisa a articuladora do Sebrae-CE, esperam serviços cada vez mais especializados e que se encaixem, por exemplo, na rotina de cada um, garantindo um atendimento mais cômodo
Foto: Foto: lucas de menezes

Identificar uma oportunidade de negócio e lançar mão da criatividade são alguns dos pontos essenciais para a abertura e a consolidação de um negócio, independente do cenário econômico em que ele esteja inserido. Diante de algumas incertezas que permeiam o mercado brasileiro, contudo, a atenção a esses fatores deve ser priorizada, juntamente de outras importantes medidas para afastar o pessimismo econômico: a flexibilidade e a especialização no serviço prestado e redução, também no ambiente de negócios, dos desperdícios e excessos.

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Buscar entender as necessidades do público alvo e se adaptar a estas exigências são, de acordo com a articuladora da unidade de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), Alice Mesquita, orientações também atemporais, afinal, acrescenta a especialistas, o consumo sempre vai existir, independente do cenário econômico do País ou região.

"Algumas empresas não conseguem driblar as dificuldades porque continuam do mesmo jeito, não conseguem acompanhar as mudanças de necessidades. É preciso entender esse momento do público alvo e se preparar para isso", orienta.

Ajustes necessários

Os consumidores, analisa Alice, esperam serviços cada vez mais especializados e que se encaixem, por exemplo, na rotina de cada um, garantindo um atendimento mais cômodo. Para além da gestão focada no público, acrescenta a articuladora, o momento de crise econômica implica em alguns ajustes na administração do negócio.

"Tem que se preparar para reduzir o desperdício, seja trocando a iluminação do ambiente de trabalho por outra mais eficiente ou até substituindo meios de transporte", exemplifica, lembrando que esses pequenos gastos, responsáveis por certo impacto no orçamento, passam despercebidos nas empresas.

Prevenção

A redução dos gastos excessivos também é apontada como essencial para prevenir situações de crise pela presidente da Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Femicro), Dalvani Mota. "Evitar desperdício não só de energia, mas até na questão do uso da matéria prima, no caso dos produtores. É tentar ver o que tem no estoque antes de produzir mais e comprar os produtos que sejam de rápida comercialização nessa época", indica.

Aliada a esse controle, outra estratégia importante para o período de crise - eleita, aliás, como uma das mais importantes pela presidente da Femicro - é buscar trabalhar o máximo possível com capital de giro dos fornecedores e prazos estendidos.

"É tentar se abastecer localmente, o que ajuda a não comprar demais, porque se faltou, você volta lá e compra de novo, além de ser mais fácil de negociar e buscar os produtos que têm vendido bem", argumenta.

A análise criteriosa de alguns investimentos é outro ponto importante, levando em consideração que a prioridade, em cenários como este, é abrir novos mercados com retorno financeiro garantido. O controle do cartão de crédito, um dos conselhos primordiais para as famílias endividadas, também entra é dica. "Se atrasar o pagamento, os juros serão altíssimos", reforça. (JC)

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