Aeroporto

Movimentação de cargas cresce 19,4% em janeiro

01:00 · 15.02.2018

O transporte de cargas via Aeroporto Internacional Pinto Martins, ou Fortaleza Airport, apresentou um crescimento de 19,4% no mês passado em comparação a janeiro de 2017. De acordo com boletim do tráfego dos aeroportos operados pela Fraport no mundo, o primeiro a incluir os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, foram movimentadas 2,974 mil toneladas de carga (considerando frete e correspondências) no período no Pinto Martins.

> BNB deve financiar até 70%  da ampliação do Aeroporto 

A metodologia utilizada pela operadora é diferente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administrava o Aeroporto até o fim do ano passado. Segundo dados da estatal, em janeiro do ano passado haviam sido movimentados 2,129 mil toneladas de carga, entre as quais 1,279 mil toneladas carregadas e 857 quilogramas (kg) descarregados no terminal.

Passageiros

Já em relação à quantidade de passageiros, os números da Fraport apontam uma queda de 5,6% na movimentação de janeiro ante igual mês de 2017. A concessionária informou que 594.251 passageiros embarcaram e/ou desembarcaram no Aeroporto de Fortaleza no mês passado - 36,2 mil a menos que em janeiro de 2017, quando a Infraero registrou 630.456 embarques e desembarques.

Considerando todos os movimentos de aeronaves no Aeroporto, o mês de janeiro encerrou com o crescimento de 2,3%, somando 5,235 mil chegadas e partidas. Em janeiro de 2017, a Infraero havia registrado 5,118 mil movimentos de aeronaves, entre os quais 2.556 eram pousos (77 internacionais, considerando transporte regular e não-regular) e 2562, decolagens (72 internacionais).

Reuniões

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, um encontro com a cadeia produtiva do Estado do Ceará para o melhor aproveitamento das possibilidades de ampliação das exportações via modal aéreo será realizada em março, em data a ser definida. Já a rodada de negócios com as empresas locais interessadas em prestar serviços à Fraport ainda aguarda definição da concessionária do Aeroporto. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.