Monteiro pede 'convergência'

Escrito por Redação ,
Legenda: Ministro ainda defende que o real deve continuar desvalorizado ante ao dólar, de modo que traga competitividade ao setor exportador nacional
Foto: Foto: agência Brasil

Brasília. O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, defendeu no início da noite de ontem, que haja uma "convergência de visões" do governo e do Congresso Nacional para garantir que o País não perca o grau de investimento.

Ao alterar o viés da nota de crédito do Brasil na última terça-feira (28), de estável para negativo, a agência de classificação Standard & Poor's deixou claro que uma das dificuldades do País é o Congresso hostil. Para Monteiro, o Congresso "vai dar uma contribuição maior do que a que já deu".

Dificuldades estruturais

O ministro ressaltou que o Brasil tem dificuldades estruturais, como a característica de haver uma grande quantidade de gastos obrigatório no orçamento, mas ponderou que o governo está fazendo um grande esforço para melhorar a situação fiscal.

"Acho que com essa aliança com o Congresso Nacional e com essa convergência de posições nós vamos, seguramente, manter o grau de investimento", afirmou, após reunião do Conselho Consultivo do Setor Privado, parte da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Câmbio

Sobre a desvalorização do real frente ao dólar, o ministro disse que o patamar atual do câmbio traz competitividade ao setor exportador brasileiro e afirmou acreditar que o patamar deve ser mantido com o real mais fraco que a moeda americana.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.