Modernização de gestão em pauta

Escrito por Redação ,

Nove em cada dez empresas no Brasil são familiares, segundo apontam os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, a cada 100 empreendimentos do tipo abertos, apenas 30 chegam à segunda geração e 15 à terceira. A modernização da gestão dessas empresas torna-se, portanto, fundamental para sua sobrevivência e este é o tema a ser tratado amanhã, 31, em seminário promovido em Fortaleza, pela Câmara Americana de Comércio (Amcham).

O "Ciclo de Decisões: Empresas Familiares" ocorrerá no auditório da VTI Soluções e vai tratar de estratégias de gestão de empresas familiares, assim como trazer casos de sucesso, reunindo especialistas de referência na capital cearense.

Entre os palestrantes do seminário, está o diretor-presidente do Mercadinho São Luiz e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Severino Neto. Também realizarão palestras no encontro a sócia-diretora da Albuquerque Pinto Advogados, Mariella Rocha; o diretor-presidente do Grupo Cigel, Paulo Gurgel; e o consultor Wilton Daher.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as empresas familiares têm, entre seus pontos fortes, o comando único e centralizado, o que permite decisões rápidas em situações de emergência, e estrutura administrativa e operacional "enxuta". Por outro lado, enfrentam dificuldades na separação entre o que é intuitivo/emocional e racional, tendendo mais para o primeiro, assim como costumam valorizar a antiguidade como um atributo que supera a exigência de eficácia ou competência. Ainda assim, segundo recente pesquisa da PriceWaterhouseCoopers (PwC), o desempenho das empresas familiares brasileiras supera a média mundial.

Mais informações:

Data: dia 31/3, das 8h às 12h
Local: auditório da VTI Soluções (Rua Tibúrcio Cavalcante, 1573)
Informações e inscrições: www.Amcham.Com.Br/acontece

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.