Microcrédito é exemplo internacional

Escrito por Redação ,

O microcrédito rural e o financiamento florestal, responsáveis por parte da carteira ativa de R$ 8,3 bilhões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) operada pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) são os objetos de referência e motivação para a visita de uma comitiva latinoamericana ao Ceará.

Representantes de várias instituições financeiras da América Latina e Caribe estão no Estado desde a última terça-feira (8) participando de evento que compartilha as melhores práticas desenvolvidas pelo BNB. O objetivo do grupo é compreender para tentar adaptar e replicar os modelos de microcrédito da financeira nordestina em outras regiões. Intitulado Pasantia, o evento reúne membros da Assembleia Geral da Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide). A Associação realiza visitas técnicas de compartilhamento de melhores práticas para repercutir bons exemplos. O BNB foi escolhido por ser referência para a América Latina no microcrédito e crédito rural.

Ontem, o grupo foi a Santa Quitéria, distante aproximadamente 222 quilômetros de Fortaleza. A comitiva conheceu cases de sucesso de agricultores familiares que fazem plantação de sabiá, com financiamento do banco através do Pronaf Floresta. O programa financia sistemas agroflorestais, exploração extrativista ecologicamente sustentável, recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente em reserva legal e recuperação de áreas degradadas, entre outras atividades. As operações têm prazo de até 20 anos, com taxa de juros de 2,5% ao ano. Segundo a instituição financeira, a plantação, financiada pelo banco, refloresta uma área desmatada com fins econômicos, gerando renda, com a venda de estacas de sabiá para uso em cercamentos.

Para oferecer uma visão integral das ações do BNB, ocorreram ainda visitas a projetos sociais apoiados pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), instituição parceira do Banco no microcrédito, bem como a clientes do Agroamigo. Este último, é o Programa de Microfinança Rural do BNB e tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar

Agenda

Nesta quinta-feira (10), conforme informou o BNB, os visitantes vão conhecer a experiência de como o Banco do Nordeste pretende contribuir com a agricultura, além de obter informações sobre sua metodologia de avaliação de impacto. Serão apresentados dados e como são avaliados os perfis para conceder o microcrédito.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.