Mercado de franquias vai bem, obrigado

Criatividade empregada nos negócios tem amenizado os efeitos da crise e feito o Ceará tornar-se um bom espaço para empreender, à revelia dos efeitos da crise

Escrito por Carol Kossling - Repórter ,

O mercado de franquias no Brasil não está sofrendo quedas mesmo diante do atual cenário econômico do País. E o Ceará, com destaque para a Capital, tem seguido esta tendência e despertado o interesse de grandes, médias e pequenas empresas que desejam ter franqueados por aqui e expandir suas marcas. Um dos pontos que alavancam o setor por aqui é a quantidade de novos shopping centers e expansões que Fortaleza vem realizando nos últimos anos e programa para os próximos.

>Alimentação alavanca investimentos no Ceará 

>Perfil e recursos são decisivos na escolha 

>Opção também para quem tem pouco dinheiro

Segundo os últimos levantamentos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015, o Ceará aumentou o faturamento anual neste setor em 23,1%. Passando de R$ 603 milhões, em 2014, para R$ 742 milhões no ano passado. As unidades também cresceram, 21,2%, na comparação do mesmo período, somando 3.044, em 2015, ante 2.512 no ano anterior. Por aqui, os segmentos que mais têm franquias são o de alimentação (26%), seguido por esporte, saúde, beleza e lazer (24%) e, em terceiro, acessórios pessoais e calçados (12%).

Para o diretor da ABF Nordeste, Leonardo Lamartine, o momento é bom se compararmos com outros setores da economia. "Temos crescimento nacional de 7,06% no primeiro trimestre de 2016. E esta elevação se dá ao fato das pessoas estarem buscando o mercado para se estabiliza, após a saída do trabalho que estavam", justifica.

Ranking

Lamartine destaca que o Ceará ocupa a terceira em números de unidades fraqueadas na colocação no total do nordeste, atrás de Bahia e Pernambuco. "O Estado tem 2,01% deste mercado em 2016, com potencial grande de elevação pelos shoppings recém inaugurados e os malls que ainda estão por vir. Eles são celeiros de franquias e têm um crescimento muito grande a se fazer", afirma.

No levantamento por municípios da ABF, Fortaleza aparece em nono lugar em números de unidades, o que representa 1,6% do mercado, com crescimento de 0,2 pontos percentuais em relação a 2014. De acordo com o diretor, há um espaço muito grande de crescimento para marcas do Nordeste e, também, do Sudeste no Ceará. "E não tem só a Capital, dá para expandir para região do Cariri, por exemplo", declara.

No portal da associação www.Portaldofranchising.Com.Br/franquias-do-ceara é possível encontrar uma relação de empresas credenciadas a entidade que estão disponíveis para ter uma unidade no Ceará. É possível buscar por segmentos, valores de investimento, número de unidades, faturamento médio, área da loja, franquias com selo de excelência, microfranquias e tempo de retorno do investimento.

Projeção nacional

Para este ano, a ABF espera um aumento nacional entre 6% e 8% no faturamento do setor, com crescimento maior nas unidades, em torno de 8% a 10% e nas marcas oferecidas elevação menor, de 4% a 6%. A associação não possui a expectativa por regiões ou estados, mas estimam que o Ceará acompanhe este cenário de expansão no segmento de franquias. Entres os anos de 2011 e 2015, o setor nacional aumentou o faturamento em 57,1%.

Indo de R$ 88,854 bilhões para R$ 139,593 bilhões. De 2014 para 2015, o crescimento registrado foi de 8,3% com R$ 128,876 bilhões.

Alimentação

Na participação dos segmentos, o setor de negócios, serviços e outros varejos corresponderam, em 2015, a 21,1% do mercado. Acompanhado por alimentação (20%), e, esporte, saúde, beleza e lazer (18%).

Entre as dez marcas que mais têm unidades franqueadas estão: O Boticário, Subway, Cacau Show, Colchões Ortobom, AM PM Mini Market, McDonald´s, Jet Oil, Kumon, BR Mania e Wizard Idiomas.

De acordo com dados da pesquisa realizada pela ABF e pela ECD - Consultoria Especializada em Food Service -, o segmento de alimentação no setor de franchising vem mantendo resultados positivos apesar do momento econômico instável, tendo registrado um crescimento de 9,4% em 2015, se comparado com 2014. O estudo aponta um aumento de 9,5% no ticket médio. De acordo com a ABF, a receita com o setor de alimentação é R$ 27,910 bilhões.

Redes

Os dados apurados pela ABF indicam que existem no País 3.073 marcas em operação, registrando um aumento de 4,5% no número de redes em relação a 2014, que registrava 2.942.

Dessas, 95% são de origem nacional. Em 2015, 131 novas marcas de diferentes segmentos iniciaram operações de franchising. Dentre elas estão Casa Bauducco, Cia. Dos Livros, Di Pollini, Espaço Laser e Paris Jóias.

No Ceará, a variação foi menor do que a nacional com aumento de 2,1% de 2015 para o ano anterior.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.