Coluna

Mercado: "Marcas e preferências"

Mercado: "Marcas e preferências"

01:00 · 20.03.2017

O trabalho de construção de uma marca requer muito investimento. Via de regra também exige muita dedicação por parte dos profissionais que a gerenciam e, claro, muita assertividade de todos, o que inclui os investidores ou quem os representa. Nesse sentido, o ranking BrandIndex Woman, anunciado recentemente, apresentou as 10 marcas que registraram a maior mudança positiva na impressão que a marca causa entre as mulheres brasileiras e as 10 marcas mais bem avaliadas pelo mesmo público (formado por maiores de 18 anos e familiarizadas com as 250 marcas pesquisadas). Marcas do segmento da tecnologia predominam. Subentende-se que estão fazendo um belo branding.

On
Rápidas

Mercado de 'comidas rápidas' tem crescido em Fortaleza na mesma velocidade que diminui o tempo e a condição das pessoas de comer em casa. Com excelentes opções em oferta, muito novas propostas chegam, como o Comidas Saudáveis.

Off
Reviravolta

Mercado às vezes dá uma revirada que deixa tudo fora de ordem. Caso lamentável envolvendo as marcas JBS/Friboi e a possível negociação em que um grupo chinês assume o controle da Fiat são exemplos nesse sentido.

Negativamente

Como toda e qualquer relação comercial, também é muito suscetível e frágil a relação entre patrocinador e patrocinado. O caso recente da contratação do jogador Bruno e a saída dos patrocinadores do time que lhe contratou, evidenciam bem as fragilidades entre patrocinador e patrocinado. À parte outras questões, fato é que nenhuma marca quer correr risco de imagem.

Presença

Ações de marketing têm dado a tônica e gerado interesse adicional em diversos eventos promovidos em Fortaleza. Foi o caso da última edição do UFC, com destaque para campanha lançada pelo Engenho Dedé e também para marcas como Net e Claro. O Saint Patrick´s Day, aparentemente desconectado da realidade brasileira, também serviu de gancho para ações estratégicas.

Se você não está preparado para errar, você nunca conseguirá fazer nada original."
Ken Robinson
Autor, palestrante e consultor

69ª

Colocação. Com essa posição no ranking global de inovação, o Brasil mantém esse tema na pauta. Empresas e organizações idem. De olho nesse foco, Grupo Portfólio promove evento gratuito em Fortaleza com "palestrantes renomados e temas relevantes". Será próximo dia 28, no hotel Marina Park.

10

Meses para pagar. Essa é a condição que algumas grandes redes nacionais, como Extra, estão oferecendo para compras parceladas de itens sazonais. Ovos de Páscoa entram nessa lista. Campanha vem a calhar e deve ter boa aceitação por parte do consumidor, que quer consumir mas o bolso não deixa.

Image-0-Artigo-2216567-1

Proximidade com a Páscoa aquece a presença de marcas tradicionais de chocolates nos supermercados e nos mais diversos pontos de vendas em todo o País. Esse mercado de chocolates, aliás, forma um verdadeiro hub, em muito bom sentido, dominado sobretudo por marcas americanas. Marcas nacionais e também as menores, locais, muitas delas de excelente qualidade, entram nessa disputa e ofertam opções bem interessantes e diferenciadas. Tendência do consumidor, em tempos de vacas magras, é escolher pelo preço. Campanhas estão saindo do forno.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.