Melhor dezembro para o mercado em três anos

Para o Sinduscon-CE, devem ser vendidas 4,5 mil unidades até o primeiro semestre do ano que vem

Escrito por Redação ,
Legenda: De janeiro a outubro, o Valor Geral de Vendas dos imóveis da RMF somou R$ 1,9 bilhão
Foto: Foto: JL Rosa

Diante de fatores positivos para a recuperação da economia como juros mais baixos e nível de emprego saindo, aos poucos, dos patamares negativos herdados da crise que despontou em 2015, o mercado imobiliário espera resultados cada vez melhores. Com base nas vendas mais aquecidas nos últimos meses, a expectativa é que o mês de dezembro seja o melhor em venda de imóveis dos últimos três anos, de acordo com a expectativa do sócio-diretor da Lopes Immobilis - imobiliária que congrega as 60 maiores construtoras do Ceará, Ricardo Bezerra.

Ele destaca que o mercado, em 2017, está vendendo mais do que em 2016, conforme mostram os dados mais recentes do Flash Imobiliário, levantamento realizado mensalmente pela empresa. "As construtoras estão se organizando para as suas últimas campanhas, com condições especiais", frisa o sócio-diretor da Lopes Immobilis.

De janeiro a outubro deste ano, o Valor Geral de Vendas (VGV) de imóveis das categorias residencial vertical, residencial horizontal, comercial e segunda moradia somaram R$ 1,6 bilhão, crescimento de 19% em relação ao valor girado em igual período do ano passado.

"Novembro está sendo um mês muito bom. Nós já estamos sentindo as construtoras voltando a comprar terrenos. Outros já tinham comprado, mas tinham suspendido os loteamentos e estão, agora, retomando", explica, ressaltando ainda que já tem recebido incorporadoras para discutir os lançamentos no mercado imobiliário para 2018.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, ainda para sobre o mercado certa cautela quanto aos investimentos. "Para este ano, a gente não deve ter mais nenhum investimento em novos empreendimentos, porque o trabalho está focado nas vendas dos imóveis que já estão prontos ou prestes a serem entregues", diz Montenegro.

Ele acrescenta ainda que ainda há 9 mil imóveis disponíveis para a venda e que, desse total, 4.500 devem ser vendidos até o fim do primeiro semestre de 2018. "As vendas começaram a melhorar um pouco, mais ainda há muito a avançar", ressalta o presidente do Sinduscon-CE.

Segundo semestre

Na avaliação de André Montenegro, o resultado das vendas do estoque de imóveis atual definirá o volume de investimentos a serem realizados no ano que vem. "Os investimentos do próximo ano serão feitos, provavelmente, a partir do segundo semestre. Nos últimos seis meses de 2018, devemos iniciar novas obras e aí nós provavelmente vamos ter um crescimento considerável, também, no número de vagas de trabalho", conclui.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.