MCTIC defende 3 grandes players

Escrito por Redação ,

Brasília. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) divulgou nesta ontem (29), que acompanha com atenção a situação da Oi, operadora em recuperação judicial, e defendeu que o mercado de telecomunicações tenha ao menos três grandes grupos. Atualmente são quatro: Oi, Telefônica/Vivo, América Móvil (Embratel e Claro) e TIM. Para a pasta, o número é "o mínimo recomendável para manter a competição efetiva em prol do usuário, e com a segurança legal para seguirem atraindo investimento nacional e estrangeiro".

"A política do MCTIC não tenciona permitir, portanto, que haja uma consolidação dos vários prestadores de serviço hoje existentes em apenas dois grandes grupos de prestadores", diz nota publicada em seu site. O ministro da pasta, Gilberto Kassab, recebeu na manhã desta segunda-feira, diretores da Oi e o presidente Marco Schroeder. O executivo afirmou que o processo está "se desenvolvendo de forma positiva", informou o ministério. Também participaram do encontro Carlos Eduardo Monteiro de Moraes Medeiros, diretor de Assuntos Institucionais e Roberto Blois, diretor de Política Regulatória e Setorial.

Importância da Oi

Em nota, o ministério declarou que a tele tem uma função estratégica no sistema de telecomunicações nacional, pois a rede da Oi atende mais de 4.500 cidades brasileiras. "O MCTIC acompanha com atenção especial a evolução do plano de recuperação da empresa para garantir o direito dos usuários e dar segurança aos seus investidores", disse.

A pasta acrescentou que se debruça sobre a situação da Oi, e entende que existem vários elementos a serem considerados, citando a revisão das regras que regem a prestação de serviços de telecomunicações e o estabelecimento de um novo modelo para as telecomunicações nacionais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.