Material escolar: antecipar compra gera economia

Alguns pais já estão buscando as livrarias da cidade, e as vendas devem aquecer na segunda metade do mês

Escrito por Redação ,
Legenda: Além de preços um pouco menores, quem antecipa a compra do material escolar também evita a lotação nas lojas
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

Quem pretende evitar lojas lotadas e, sobretudo, quer aliviar as despesas familiares no início do próximo ano, deve ir às livrarias e papelarias já neste mês. Antes mesmo do encerramento do ano letivo de 2014, o comércio especializado neste setor, em Fortaleza, já começou a receber os pais em busca de economia e tranquilidade na aquisição do material escolar básico para 2015. Os descontos para quem antecipa a compra podem chegar a 15%.

A economia de quem compra antecipadamente vem, principalmente, nos livros didáticos. Gerentes de lojas afirmam que as editoras devem repassar os itens às livrarias com preços até 7% mais caros a partir de dezembro, gerando um impacto ainda maior no bolso do consumidor.

"Estou com medo do preços dos livros. Ela (a filha) vai para o Infantil V, então os preços já costumam aumentar", afirma Jouse Castro, ao buscar reduzir os gastos com material. Bastou a escola divulgar a lista com os itens solicitados para ela iniciar a pesquisa.

A reportagem visitou, na manhã da última segunda-feira, cinco livrarias na Rua Major Facundo, no Centro, e constatou que pesquisar vale à pena. Dentre os 12 itens levantados, a cola em bastão, da marca mais barata de cada estabelecimento, foi o que apresentou a maior variação entre preços. A diferença no valor dos produtos chega a 350 %. Já a menor variação foi registrada na borracha branca da marca Mercur, tamanho pequeno (35,8%).

Descontos

Algumas livrarias estão oferecendo atrativos para tentar aumentar as vendas antes mesmo do mês de dezembro, quando é esperado um movimento maior no fluxo de clientes.

A Livraria do Estudante, na Rua Major Facundo, por exemplo, está oferecendo desconto de 15% na compra de itens escolares à vista e já recebe os primeiros pais em busca de produtos para o ano que vem desde o início deste mês. "Eles estão vindo para fazer o orçamento. Os clientes procuram vir logo para evitar a lotação de dezembro", diz a vendedora Viviane D'avila.

Já Livraria e Papelaria Educativa oferece abatimentos de 10% em livros e materiais escolares para compras a partir de R$ 20.

A Livraria e Papelaria Interativa também está com descontos, de 5%, para o valor mínimo comprado de R$ 15. Ao adquirir livros na Interativa, o cliente ainda leva como brinde o plástico para encapá-los. "Os pais que comprarem livros agora irão evitar a alta aplicada pelas editoras", recomenda a gerente do estabelecimento, Cláudia Benigno. "A chance de comprar mais barato é agora, pois as próximas que mercadorias que nós recebermos devem aumentar", diz.

Movimentação

A gerente da Livraria e Papelaria Atual, Márcia Marque, ressalta que o fluxo de clientes ainda é considerado tímido, pois os pais ainda estão recebendo as listas das instituições de ensino.

"A partir do dia 15 de novembro (hoje), quando eles já tiverem recebido a primeira parcela do 13º salário, talvez já dê uma aquecida", afirma.

Enquete

Quando você prefere adquirir os produtos?

"No final deste mês, depois do dia 15, a gente já costuma comprar, depois que o 13º salário entrar na conta. É melhor assim, porque depois vêm outras despesas, como o pagamento do IPVA".

Cláudia Nobre
Chefe de cozinha

"Eu prefiro esperar. Se ela (a filha) passar de ano, nós vamos dar um caderno melhor a ela do que o que demos neste ano. Acho que isso é importante para incentivar a criança nos estudos"

Perpétua de Sousa
Doméstica

Murilo Viana
Repórter

D

D

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.