Maresia reposiciona marca e inaugura lojas

Escrito por Redação ,
Para a abertura das 12 lojas, a divulgação contempla mídia impressa, TV e assessoria de imprensa

A cearense Maresia, voltada para de produtos surfe e street wear, escolheu 2013, ano em que completa 27 anos de mercado, para reposicionar a marca, investindo em comunicação e na ampliação de unidades. Nascida em Fortaleza, a empresa está presente em todo Brasil, por meio de 3.500 lojistas multimarcas. Com foco anterior no surfwear, a ampliação da linha de produção para calças e bermudas jeans e footwear fez com que a companhia repensasse sua estratégia.

Investimentos em lojas próprias visam dar mais visibilidade para a marca e a seu portfólio de produtos e ampliar o crescimento a partir de um projeto de varejo

A Maresia conta hoje com mais de 15 linhas de produtos (camisetas, jeans, calçados, bonés, acessórios e bermudas), vestindo da cabeça aos pés o consumidor. Seu target é o público jovem, homens entre 15 e 40 anos de idade que curtem a natureza, esportes radicais, estar com amigos, música e uma roupa para o dia a dia.

Divulgação

A mudança de foco redirecionou também os investimentos em divulgação. A mídia exterior deixou de ser o instrumento principal para transmitir sua mensagem. Desde o dia 1º de junho, a marca Maresia pode ser conferida em comerciais de TV em toda a região Nordeste. Segundo Simoni Guedes, gerente de marketing da empresa, o filme tem um diferencial interessante. Trata-se de uma produção criativa e que passa o novo conceito adotado a partir de agora: "Maresia acompanha você todos os momentos".

Além do meio eletrônico, a mídia digital será uma das ferramentas para interagir com seu público-alvo. Simoni destaca que a marca está presente no Facebook, obtendo resultados satisfatórios. "Também estamos trabalhando muito com o Instagram e buscando, cada vez mais, um conteúdo diferenciado para o YouTube e o Vimeo. Nosso site e blog são permanentemente atualizados. A nossa equipe tem sido treinada pelos melhores especialistas do País e estamos colhendo retorno positivo".

Os novos caminhos traçados pela marca levam em conta pesquisas de produto e de mercado. A mudança no letering, que já vinha sendo estudada, está inserida no projeto de abertura de lojas conceitos. Aos poucos, explica Simoni, estão sendo alterados materiais de PDV, institucionais e web.

O marketing optou por uma tipologia de fácil leitura com versões horizontal e vertical do desenho da marca.

Para a abertura das lojas (12 no total), a divulgação contempla mídia impressa, TV e assessoria de imprensa, dentre outras ações. Além disso, na parceria com os lojistas, desenvolve ações focadas nos pontos de vendas, que incluem fachadas, placas luminosas (front e back ligth), workshops, desfiles, promoções, vitrines especiais e fardamentos, entre outros. "O patrocínio e apoio a atletas de board sports, como surfe, skate, kitesurf e wakeboard também fazem parte de nosso planejamento e temos patrocinado eventos como Megarampa, Maresia Vert Jam 2013 e Circuito Paulista de Surf Profissional".

A primeira loja conceito funcionará no Iguatemi. A partir de julho, os investimentos em unidades vão contemplar os shoppings Benfica e Parangaba. Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG) também ganharão lojas nos próximos meses. De acordo com a gerente de marketing, as lojas-conceito já são uma tendência internacional.

As concept stores funcionam como uma espécie de showroom, onde o cliente tem a chance de conhecer toda linha de produtos e coleções inteiras em um único local. "Nas lojas multimarcas isso não era possível. Queremos cada vez mais aproximar o consumidor da marca Maresia e assim gerar uma maior interação e fidelização". Em linhas gerais, a decisão de investir em lojas próprias visa, pelo menos, três objetivos: dar mais visibilidade para a marca e a seu portfólio de produtos; trabalhar o posicionamento; e ampliar o crescimento da marca a partir de um projeto de varejo.

Simoni reforça que a Maresia já tem seu público-alvo muito próximo à ela. O que está buscando é ampliar a exposição de seu portfólio de produtos. "Temos como vestir o nosso consumidor, infantil ou adulto, dos pés e à cabeça: tênis, meia, jeans, cueca, cintos, carteiras, camisas, blusas, mochilas, moletons e bonés. As novidades são uma linha fitness e uma feminina, que vêm com tudo, para atender uma fatia do mercado que, até então, comprava o produto masculino para presentear e agora vai usar um produto Maresia".
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