Mais da metade das famílias está endividada, diz CNC

Escrito por Redação ,
Legenda: Endividamento vinha caindo por conta da situação econômica do País, mas voltou a subir
Foto: Foto: Kiko Silva

Rio. Depois de seis meses consecutivos de queda na comparação mensal, o endividamento das famílias brasileiras voltou a subir em agosto, indo a 58%. A constatação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou ontem a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

>B-R-O-Bró deve dar novo fôlego ao comércio do CE 
>Parceria prevê R$ 3,5 mi para Varejo
>E-commerce tem menor alta em 16 anos

O resultado do levantamento, em agosto, mostra que a alta do endividamento das famílias chegou a 0,3 ponto percentual em relação a julho, quando o índice era de 57,7%. Em agosto do ano passado, quando o endividamento atingia 62,7% das famílias brasileiras, o índice chegou a cair 4,7 pontos percentuais.

Na avaliação da economista da confederação, Marianne Hanson, o endividamento vinha caindo, não em função da melhora das condições das famílias, mas por causa do receio de consumir e da situação econômica do País como um todo. "As dívidas vinham diminuindo em função da retração do consumo. Essa mudança de comportamento pode indicar alguma melhora, porém, as altas taxas de juros e o mercado de trabalho desaquecido continuam sendo um entrave para a retomada das compras. As famílias ainda estão inseguras para consumir ou contrair novas dívidas", ressaltou Marianne.

Os números de agosto também indicam uma alta no percentual das famílias que têm dívidas em atraso. Esse número subiu 24,4% em julho, um aumento de 2 pontos percentuais em relação a julho (22,9%), mantendo ainda um patamar elevado.

Inadimplência

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor indicam que o percentual de inadimplência aumentou de julho para agosto. O percentual das famílias que relataram não ter como pagar suas dívidas e que, portanto, permanecerão inadimplentes, foi de 9,4%, superando julho em 0,7 ponto percentual, quando o indicador registrou 8,7%. Em agosto do ano passado, a inadimplência estava em 8,4%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.